Gestão financeira e desempenho escolar
Financial management and school performance
Resumo
O artigo apresenta uma análise sobre a gestão financeira dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) em duas escolas públicas municipais de Petrolina-PE, tendo como objetivo comparar seus respectivos desempenhos, com vistas a perceber se a execução financeira contribui para a qualificação da educação escolar. Para tanto, percorremos o estudo por uma abordagem qualitativa, utilizando a técnica de estudo documental para a coleta de dados, que foram analisados por meio de estudo de comparação. Dentre os resultados preliminares, a pesquisa aponta que não é possível observar uma relação objetiva entre a gestão dos recursos financeiros e o desempenho da qualidade escolar. Percebeu-se que fatores socioeconômicos, socioculturais e pedagógicos influenciam decisivamente o alcance de resultados, o que não foi exaustivamente analisado aqui.
Palavras-chave: Desempenho Escolar; Qualidade da Educação; Gestão Financeira.
Abstract
The article presents analysis on the financial management of the resources of the Money Directly to School Program (PDDE) in two municipal public schools of Petrolina-PE, aiming to compare their respective performances, in order to realize whether the financial execution contributes to the qualification of school education. To do so, we went through the study by a qualitative approach, using the technique of desk study for data collection, which were analysed by means of a comparison study. Among the preliminary results, the research points out that it is not possible to observe an objective relationship between the management of financial resources and the performance of school quality. It was noticed that socioeconomic, socio-cultural and pedagogical factors decisively influence the achievement of results, which was not exhaustively analyzed here.
Keywords: School Performance; Quality of Education; Financial Management.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 339
- pdf downloads: 233