Gestão financeira e desempenho escolar

Financial management and school performance

Autores

  • Samira Maria Nunes da Conceição samira.maria@upe.br
    Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina-PE / Graduada https://orcid.org/0000-0002-0401-4093
  • Amarildo Malvezzi amarildo.malvezzi@upe.br
    Universidade de Pernambuco (UPE) / Professor adjunto do colegiado de Pedagogia
  • José Almir do Nascimento almir.nascimento@upe.br
    Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina-PE / Professor Adjunto do colegiado de Pedagogia https://orcid.org/0000-0003-4657-9815

Resumo

O artigo apresenta uma análise sobre a gestão financeira dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) em duas escolas públicas municipais de Petrolina-PE, tendo como objetivo comparar seus respectivos desempenhos, com vistas a perceber se a execução financeira contribui para a qualificação da educação escolar. Para tanto, percorremos o estudo por uma abordagem qualitativa, utilizando a técnica de estudo documental para a coleta de dados, que foram analisados por meio de estudo de comparação. Dentre os resultados preliminares, a pesquisa aponta que não é possível observar uma relação objetiva entre a gestão dos recursos financeiros e o desempenho da qualidade escolar. Percebeu-se que fatores socioeconômicos, socioculturais e pedagógicos influenciam decisivamente o alcance de resultados, o que não foi exaustivamente analisado aqui.

Palavras-chave: Desempenho Escolar; Qualidade da Educação; Gestão Financeira.

 

Abstract

The article presents analysis on the financial management of the resources of the Money Directly to School Program (PDDE) in two municipal public schools of Petrolina-PE, aiming to compare their respective performances, in order to realize whether the financial execution contributes to the qualification of school education. To do so, we went through the study by a qualitative approach, using the technique of desk study for data collection, which were analysed by means of a comparison study. Among the preliminary results, the research points out that it is not possible to observe an objective relationship between the management of financial resources and the performance of school quality. It was noticed that socioeconomic, socio-cultural and pedagogical factors decisively influence the achievement of results, which was not exhaustively analyzed here.

Keywords: School Performance; Quality of Education; Financial Management.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samira Maria Nunes da Conceição, Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina-PE / Graduada

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina-PE. ORCID https://orcid.org/0000-0002-0401-4093 E-mail: samira.maria@upe.br

Amarildo Malvezzi, Universidade de Pernambuco (UPE) / Professor adjunto do colegiado de Pedagogia

Doutor em Sociologia, professor adjunto do colegiado de Pedagogia da Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina-PE, pesquisador do SODÉ – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sociologia. ORCID https://orcid.org/0000-0001-7978-1054 E-mail: amarildo.malvezzi@upe.br

José Almir do Nascimento, Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina-PE / Professor Adjunto do colegiado de Pedagogia

Doutor em Educação, professor adjunto do colegiado de Pedagogia da Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina-PE, pesquisador do SODÉ – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sociologia. ORCID https://orcid.org/0000-0003-4657-9815 E-mail: almir.nascimento@upe.br

Downloads

Publicado

01/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 292
  • pdf downloads: 203

Como Citar

NUNES DA CONCEIÇÃO, S. M. .; MALVEZZI, A.; NASCIMENTO, J. A. do. Gestão financeira e desempenho escolar: Financial management and school performance. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4717. Acesso em: 4 maio. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)