Prática pedagógica em uma escola do campo: problematizando desafios de uma caminhada

Pedagogical practice in a rural school: problematizing challenges of a path

Autores

Resumo

Este texto resulta de uma pesquisa de mestrado, e objetiva analisar a prática pedagógica dos educadores de uma escola do campo, considerando as dimensões: trabalho, trabalho coletivo e relação teoria e prática - pressupostos da Educação do Campo. Os procedimentos teórico-metodológicos sustentam-se no materialismo histórico-dialético e na pesquisa qualitativa, utilizando-se observação e entrevistas com educadores do ensino médio de uma escola do campo do estado de Mato Grosso. Registra-se indícios de articulação entre trabalho e ensino, fragilidades quanto ao trabalho coletivo e à compreensão do caráter dialético da relação teoria e prática. Contudo, constata-se a preocupação dos educadores em articular o ensino à realidade dos estudantes e em promover uma formação integral.

Palavras-chave: Educação do Campo; Prática pedagógica; Trabalho.

 

Abstract

This text is the result of a master's research, and aims to analyze the pedagogical practice of educators in a rural school, considering the dimensions: work, collective work and theory and practice - assumptions of Rural Education. The theoretical-methodological procedures are based on historical-dialectical materialism and qualitative research, using observation and interviews with high school educators from a rural school in the state of Mato Grosso. There are signs of articulation between work and teaching, weaknesses regarding collective work, and the understanding of the dialectical nature of the relationship between theory and practice. However, there is a concern of educators in articulating teaching to the reality of students and in promoting comprehensive training.

KEywords: Rural Education; Pedagogical practice; Work.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudemir Lourenção, Seduc/MT

Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), especialização em Literatura e Contemporaneidade pela Faculdade de Sinop (FASIPE), graduação em Licenciatura Plena em Letras - Português e Inglês pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Professor da Educação Básica nomeado por concurso público da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, lotado na Escola Estadual Ivone Borkowski de Lima. E-mail: claulourencao@hotmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4393-0166.

Ilma Ferreira Machado, Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat

Doutora em Educação (Unicamp). Professora sênior da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Membro do Núcleo Unemat-Unitrabalho. E-mail: Ilma.ferreiramachado@gmail.com. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-5253-7684

Paulo Alberto dos Santos Vieira, Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat

Doutor em Sociologia (UFSCar). Professor adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso, junto ao PPGEdu e a FACISA/Sinop. Coordenador da Rede mato-grossense de formação continuada para a educação das relações étnico-raciais (Rede MT Ubuntu) e pesquisador associado ao NEGRA e ENCRESPAR, Neab’s da Unemat.  Líder do Grupo de pesquisa sobre ação afirmativa e temas da educação básica e superior (Grafite).  E-mail: vieirapas@yhoo.com.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1894-9954. Nas redes sociais, acesse: https://www.youtube.com/channel/UCTtHNhDr2RqjV9AilFQVPIg

Downloads

Publicado

02/03/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 158
  • pdf downloads: 255

Como Citar

LOURENÇÃO, C.; FERREIRA MACHADO, I. .; DOS SANTOS VIEIRA, P. A. . Prática pedagógica em uma escola do campo: problematizando desafios de uma caminhada: Pedagogical practice in a rural school: problematizing challenges of a path . Revista Cocar, [S. l.], v. 16, n. 34, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4713. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)