Prática pedagógica em uma escola do campo: problematizando desafios de uma caminhada
Pedagogical practice in a rural school: problematizing challenges of a path
Resumo
Este texto resulta de uma pesquisa de mestrado, e objetiva analisar a prática pedagógica dos educadores de uma escola do campo, considerando as dimensões: trabalho, trabalho coletivo e relação teoria e prática - pressupostos da Educação do Campo. Os procedimentos teórico-metodológicos sustentam-se no materialismo histórico-dialético e na pesquisa qualitativa, utilizando-se observação e entrevistas com educadores do ensino médio de uma escola do campo do estado de Mato Grosso. Registra-se indícios de articulação entre trabalho e ensino, fragilidades quanto ao trabalho coletivo e à compreensão do caráter dialético da relação teoria e prática. Contudo, constata-se a preocupação dos educadores em articular o ensino à realidade dos estudantes e em promover uma formação integral.
Palavras-chave: Educação do Campo; Prática pedagógica; Trabalho.
Abstract
This text is the result of a master's research, and aims to analyze the pedagogical practice of educators in a rural school, considering the dimensions: work, collective work and theory and practice - assumptions of Rural Education. The theoretical-methodological procedures are based on historical-dialectical materialism and qualitative research, using observation and interviews with high school educators from a rural school in the state of Mato Grosso. There are signs of articulation between work and teaching, weaknesses regarding collective work, and the understanding of the dialectical nature of the relationship between theory and practice. However, there is a concern of educators in articulating teaching to the reality of students and in promoting comprehensive training.
KEywords: Rural Education; Pedagogical practice; Work.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 193
- pdf downloads: 266