Teoria da Aprendizagem Significativa como base para Sala de Aula Invertida

Theory of Meaningful Learning as a foundation for the Flipped Classroom

Autores

Resumo

Sala de Aula Invertida (SAI) é uma metodologia ativa que inverte a lógica do ensino tradicional, propondo o estudo dos temas como ação extraclasse e a realização de atividades diferenciadas em sala de aula. Neste artigo, objetiva-se analisar a adoção da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) como fundamento para o desenvolvimento de uma proposta pedagógica apoiada na SAI, destinada ao estudo de Matemática Financeira no Ensino Médio. A elaboração da proposta requereu a identificação de afinidades entre a SAI e a TAS. A experimentação foi realizada com alunos de um Curso Normal a nível Médio. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi do tipo intervenção pedagógica, sendo os dados coletados por observação, questionários, pré e pós-teste. Os resultados sinalizaram que a adoção da TAS trouxe contribuições relevantes para proposta com a SAI.

Palavras-chave: Teoria da Aprendizagem Significativa; Sala de Aula Invertida; Matemática.

Abstract

Flipped Classroom (FP) is an active methodology that inverts the logic of traditional teaching, proposing the study of topics such as extracurricular action and the carrying out of differentiated activities in the classroom. In this article, the objective is to analyze the adoption of the Theory of Meaningful Learning (TML) as a foundation for the development of a pedagogical proposal supported by FP, destined to the study of Financial Mathematics in High School. The preparation of the proposal required the identification of affinities between FP and TML. The experimentation was carried out with students from a Normal Course at medium level. The research, of a qualitative nature, was of the pedagogical intervention type, with data collected through observation, questionnaires, pre and post-test. The results indicated that the adoption of the TML brought relevant contributions to the FP proposal.

Keywords: Theory of Meaningful Learning; Flipped Classroom; Mathematics.

 

           

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosivar Marra Leite Sanches, IFF

Mestre em Ensino e Suas Tecnologias pelo IFF (2019), Especialista em Informática em Educação (2002) e licenciada em Matemática pela UFF (1997). Professora da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro.

E-mail: rosemarraleite@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1409-7678

Silvia Cristina Freitas Batista, Instituto Federal Fluminense

Doutora em Informática na Educação pela UFRGS (2011), mestre em Ciências de Engenharia (Área de Concentração: Engenharia de Produção) pela UENF (2004) e licenciada em Ciências - com Habilitação em Matemática - pela FAFIC (1987). Professora do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET), do IFFluminense.

E-mail: silviac@iff.edu.br. Orcid: http://orcid.org/0000-0003-4692-9408

Valéria de Souza Marcelino, Instituto Federal Fluminense

Doutora em Ciências Naturais pela UFRGS (2012), mestre em Cognição e Linguagem  pela UENF (2006) e graduada em Farmácia pela UFRJ (1989). Professora do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET), do IFFluminense.

E-mail: vmarcelino@iff.edu.br. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-6024-3771

Downloads

Publicado

01/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 432
  • pdf downloads: 285

Como Citar

MARRA LEITE SANCHES, R.; FREITAS BATISTA, S. C. .; DE SOUZA MARCELINO, V. Teoria da Aprendizagem Significativa como base para Sala de Aula Invertida: Theory of Meaningful Learning as a foundation for the Flipped Classroom . Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4695. Acesso em: 26 dez. 2024.