Educação de Jovens e Adultos: concepções e prática pedagógica docente

Educación de Jóvenes y Adultos: concepciones y enseñanza de la práctica pedagógica

Autores

Resumo

Esse estudo investigou as concepções sobre EJA de professores de uma escola pública de Canguçu/RS que trabalham com a modalidade de ensino, bem como suas realidades escolares e práticas pedagógicas. Como ferramenta de coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado. Quanto aos resultados, percebeu-se nos relatos dos docentes que a maioria de seus alunos eram desmotivados, que se dispersavam facilmente e que chegavam cansados à escola após um dia de trabalho. Além disso, houveram indícios de concepções emancipadoras entre as respostas dos docentes investigados, quando afirmaram enxergar as potencialidades da EJA, buscando trabalhar com diferentes recursos didáticos, por entenderem que esta é uma oportunidade para os alunos melhorarem sua qualificação, apesar de suas práticas pedagógicas ainda estarem, fortemente, alinhadas à concepção tradicional de ensino.

Palavras-chave: Prática Pedagógica Docente; Concepções de Ensino; Educação de Jovens e Adultos.

 

Resumen:

Este estudio investigó las concepciones sobre EJA de profesores de una escuela pública en Canguçu / RS que trabajan con la modalidad de enseñanza, así como sus realidades escolares y prácticas pedagógicas. Como herramienta de recolección de datos se utilizó un cuestionario semiestructurado. En cuanto a los resultados, los informes de los profesores muestran que la mayoría de sus alumnos estaban desmotivados, que se dispersaban con facilidad y que llegaban cansados ​​a la escuela después de una jornada de trabajo. Además, hay indicios de concepciones emancipadoras entre las respuestas de los docentes investigados, cuando manifestaron que ven el potencial de EJA, buscando trabajar con diferentes recursos docentes, pues entienden que esta es una oportunidad para que los estudiantes mejoren su calificación. , a pesar de que sus prácticas pedagógicas siguen fuertemente alineadas con la concepción tradicional de la enseñanza.

Palabras-clave: Práctica pedagógica docente; Concepciones de enseñanza; Educación de jóvenes y adultos.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Timm Rutz , UFPEL

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) (2021).

Email: beatriztimmrutz@gmail.com            Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2016-6177

 

Francele de Abreu Carlan , UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutora em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências pela (UFSM). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) - atuando no curso de Ciências Biológicas / Licenciatura.

Email: francelecarlan@gmail.com                 Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1711-9476

Downloads

Publicado

29/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 207
  • pdf downloads: 325

Como Citar

TIMM RUTZ , B.; DE ABREU CARLAN , F. Educação de Jovens e Adultos: concepções e prática pedagógica docente: Educación de Jóvenes y Adultos: concepciones y enseñanza de la práctica pedagógica. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4693. Acesso em: 19 abr. 2024.