A percepção dos docentes sobre as metodologias de ensino em um curso Técnico em Administração

The perception of professors about teaching methodologies in a Technical Administration course.

Autores

Resumo

O ato de ensinar constantemente foi motivo de grande preocupação dos docentes devido aos desafios enfrentados por eles. No cenário do ensino em Administração essas preocupações permanecem, sendo preciso investigar quais metodologias estão sendo aplicadas pelos professores. Nesse intuito, esta pesquisa objetivou identificar quais as metodologias de ensino os docentes do Instituto Federal do Acre, Campus Rio Branco utilizam no curso Técnico em Administração. O estudo ocorreu por meio da pesquisa básica e descritiva, com objetivo exploratório e abordagem qualitativa, realizada através de questionário. Os resultados demonstraram que os professores estão em processo de transição para o método ativo, contudo necessitam de formação continuada e do apoio de todos os elos envolvidos neste processo para que consigam superar os desafios enfrentados para a efetividade desse método de ensino.

Palavras-chave: Método ativo; Método tradicional; Ensino de Administração.

 

Abstract

The act of teaching constantly was a matter of great concern for teachers due to the challenges faced by them. In the scenario of teaching in Administration, these concerns remain, and it is necessary to investigate which methodologies are being applied by teachers. With this in mind, this research aimed to identify which teaching methodologies teachers at the Federal Institute of Acre, Campus Rio Branco use in the Technical Administration course. The study took place through basic and descriptive research, with an exploratory objective and a qualitative approach, carried out through a questionnaire. The results showed that teachers are in the process of transitioning to the active method, however they need continued training and the support of all links involved in this process so that they can overcome the challenges faced for the effectiveness of this teaching method.

Keywords: Active method; Traditional method; Administration education.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Melo Leite da Cunha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), Campus Rio Branco. Especialização em Didática do Ensino Superior (Uninorte). Graduada em Administração (Uninorte) e Serviço Social (Unopar). Membro do Grupo de Pesquisa Relações Sociais e Educação. E-mail: crismelo.trab@gmail.com / Orcid id: https://orcid.org/0000-0002-6942-6339

Cleilton Sampaio de Farias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre

Docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Ifac/Campus Rio Branco. Dr. Doutor em Ensino em Biociências e Saúde (Instituto Oswaldo Cruz - IOC da FIOCRUZ) e Doutorado Sanduíche no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território - IGOT (Universidade de Lisboa). Coordenador do Grupo de Pesquisa Relações Sociais e Educação. E-mail: cleilton.farias@ifac.edu.br. Orcid id: https://orcid.org/0000-0003-1783-3175

 

Downloads

Publicado

01/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 183
  • pdf downloads: 139

Como Citar

CUNHA, A. C. M. L. da; FARIAS, C. S. de. A percepção dos docentes sobre as metodologias de ensino em um curso Técnico em Administração: The perception of professors about teaching methodologies in a Technical Administration course. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4688. Acesso em: 8 dez. 2024.