Violência escolar e seus enunciados materializados em pesquisas nacionais: uma revisão de literatura
School violence and its statements materialized in national surveys: a literature review
Resumo
Este estudo investiga a atual situação acadêmica da conceituação de violência escolar por meio de uma revisão de literatura. Os critérios de seleção dos estudos focaram teses e dissertações que tratam de documentos nacionais e internacionais sobre o tema. Foram utilizados mecanismos de busca da CAPES e da Biblioteca Digital Brasileira. Selecionamos 10 pesquisas de acordo com os critérios estabelecidos. Como resultados apontamos e discutimos os tipos de violência escolar mais pesquisados no período de 2008 a 2019. Verificamos escassez de pesquisas sobre o cotejamento de documentos internacionais e nacionais sobre os aspectos conceituais da violência escolar revelando a necessidade de mais estudos documentais sobre este tema essencial à formação de professores.
Palavras-chave: Educação; Violência escolar; Política Pública.
Abstract
This study investigates the current academic situation regarding the conceptualization of school violence through a literature review. The study selection criteria focused on theses and dissertations that deal with national and international documents on the subject. Search engines from CAPES and the Brazilian Digital Library were used. We selected 10 surveys according to established criteria. As a result, we point out and discuss the most researched types of school violence in the period from 2008 to 2019. We found a lack of research on the comparison of international and national documents on the conceptual aspects of school violence, revealing the need for more documentary studies on this essential theme to teacher training.
Keywords: Education; School violence; Public policy.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 362
- pdf downloads: 294