Violência escolar e seus enunciados materializados em pesquisas nacionais: uma revisão de literatura

School violence and its statements materialized in national surveys: a literature review

Autores

  • George Francisco Corona george.corona@ifes.edu.br
    UFES
  • Cleonara Maria Schwartz cleonara.schwartz@ufes.br

Resumo

Este estudo investiga a atual situação acadêmica da conceituação de violência escolar por meio de uma revisão de literatura. Os critérios de seleção dos estudos focaram teses e dissertações que tratam de documentos nacionais e internacionais sobre o tema. Foram utilizados mecanismos de busca da CAPES e da Biblioteca Digital Brasileira. Selecionamos 10 pesquisas de acordo com os critérios estabelecidos. Como resultados apontamos e discutimos os tipos de violência escolar mais pesquisados no período de 2008 a 2019. Verificamos escassez de pesquisas sobre o cotejamento de documentos internacionais e nacionais sobre os aspectos conceituais da violência escolar revelando a necessidade de mais estudos documentais sobre este tema essencial à formação de professores.

Palavras-chave: Educação; Violência escolar; Política Pública.

 

 

Abstract

This study investigates the current academic situation regarding the conceptualization of school violence through a literature review. The study selection criteria focused on theses and dissertations that deal with national and international documents on the subject. Search engines from CAPES and the Brazilian Digital Library were used. We selected 10 surveys according to established criteria. As a result, we point out and discuss the most researched types of school violence in the period from 2008 to 2019. We found a lack of research on the comparison of international and national documents on the conceptual aspects of school violence, revealing the need for more documentary studies on this essential theme to teacher training.

Keywords: Education; School violence; Public policy.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

George Francisco Corona, UFES

 

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Professor do departamento de Pedagogia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Sant0 – IFES campus Itapina.

E-mail: george.corona@ifes.edu.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3506-4680

Cleonara Maria Schwartz

 

Pós-doutora e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo – USP. Professora associada da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo – NEPALES.

E-mail: cleonara.schwartz@ufes.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4411-2234 

Downloads

Publicado

01/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 359
  • pdf downloads: 294

Como Citar

CORONA, G. F.; SCHWARTZ, C. M. . Violência escolar e seus enunciados materializados em pesquisas nacionais: uma revisão de literatura: School violence and its statements materialized in national surveys: a literature review. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4684. Acesso em: 6 dez. 2024.