A cultura dos direitos humanos na educação profissional: contribuição de oficinas pedagógicas sobre a dignidade humana nas relações de trabalho

The culture of human rights in professional education: constribution of pedagogical workshops on human dignity in labor relations

Autores

Resumo

O Ensino Médio Integrado (EMI) é uma modalidade de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) que visa uma formação técnica e cidadã. A partir dessas bases, e aventando a hipótese de que o estudo principiológico e crítico dos direitos humanos (DH) contribuem para a consolidação da dignidade como valor constitutivo do homem, e do seu trabalho, é necessário fortalecer uma proposta de debate da inserção do ensino de DH no EMI. Dessa forma, objetivou desenvolver oficinas a fim de fomentar o debate acerca da construção da cultura dos Direitos Humanos no mundo do trabalho, especificamente, no EMI. Os dados foram constituídos a partir das atividades desenvolvidas ao longo das oficinas. Para a análise foi utilizado a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados mostram o favorecimento a instrumentalização sobre os direitos humanos e trabalhistas relativos ao exercício digno da cidadania e do trabalho. Por fim, essa pesquisa aponta caminhos que os docentes incorporem a cultura de debate e fortaleça os direitos humanos em suas práticas educativas.

Palavras-chave: Ensino Médio Integrado. Oficinas temática. Produto educacional.

 

 

Abstract

The Integrated High School (IHS) is a modality of Professional and Technological Education (PTE) that aims to provide technical and citizen education. Based on these bases, and putting forward the hypothesis that the principled and critical study of human rights (HR) contributes to the consolidation of dignity as a constitutive value of man, and of his work, it is necessary to strengthen a proposal for a debate on the insertion of teaching of HR in IHS. Thus, it aimed to develop workshops in order to foster debate about the construction of the culture of Human Rights in the world of work, specifically, at IHS. Data were formed from the activities developed during the workshops. For the analysis, Content Analysis was used (BARDIN, 2011). The results show the favoring of instrumentalization of human and labor rights related to the dignified exercise of citizenship and work. Finally, this research points out ways for teachers to incorporate the culture of debate and strengthen human rights in their educational practices.

Keywords: Integrated High School. Thematic workshops. Educational product.

Biografia do Autor

Ana Paula Dantas Ferreira, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Direito (UFRN), especialista em Tecnologias Educacionais e Educação a distância (IFRN) e Mestra em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT – IFRN). Atualmente trabalha como assistente em administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Caicó.

E-mail: anamixe@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2450-3203

Luis Gomes de Moura Neto, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Tecnólogo em Alimentos (FATEC-CE), Licenciado em Ciências Biológicas (FGF), Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFC), Doutor em Biotecnologia (UFC). Professor do Instituto Federal da Paraíba e do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, onde é credenciado como docente permanente do Programa de Pós-graduação Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT.

E-mail: luisgomesmn@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2318-4637

 

Downloads

Publicado

01/12/2021