Atravessamentos da Covid-19 em uma pesquisa interventiva com estudantes da Iniciação Científica do Ensino Médio

Atravesamientos de la Covid-19 en una investigación intervencionista con estudiantes de la Iniciación Científica de la Escuela Secundária

Autores

Resumo

 

Este artigo discute atravessamentos de la Covid-19 em um campo de pesquisa com estudantes de Iniciação Científica do Ensino Médio (IC-EM), que precisou ser readequado para a forma remota. As múltiplas vulnerabilidades dos jovens, compreendidas a partir de uma base multicultural em direitos humanos (MDH), demandaram temas preventivos à Covid-19, na pesquisa interventiva, segundo condições econômicas, gênero, raça, idade, dentre outras. Dificuldades relacionadas à saúde mental foram particularmente relevantes. A análise no referencial deleuzoguattariano revelou o medo, ‘a clareza’, o poder e o desgosto, na experimentação forçada com o SARS-CoV2. O apoio aos IC-EM contribuiu para o enfrentamento dos perigos desta pandemia como parte da formação, educou para o extracampo da pesquisa e fez circular as potências desejantes dos IC-EM.

Palavras-chave: Pesquisa interventiva; Covid-19; Iniciação Científica do Ensino Médio

 

Resumen

Este artículo discute atravesamientos del Covid-19 en un campo de investigación con estudiantes de la Iniciación Científica de la Escuela Secundária (IC-EM), que necesitó ser reajustado a la forma remota. Las múltiples vulnerabilidades de los jovenes, entendido desde una base multicultural en derechos humanos (MDH) exigió temas preventivos a la Covid-19, en la investigación intervencionista, según condiciones económicas, género, raza, edad, entre outros. Dificultades relacionadas a la salud mental fueron particularmente relevantes. El análisis en el marco deleuzoguattariano reveló el miedo, la  ‘claridad’, el poder y el disgusto, en la experimentación forzada con el SARS-CoV2. El apoyo aos IC-EM contribuyó para lo enfrentamiento de los peligros de esta pandemia como parte de la formación, educó para el extracampo de la investigación y hizo circular las potencias deseantes del IC-EM.

Palabras clave: Investigación intervencionista; Covid-19; Iniciación Científica de la Escuela Secundária

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Cristina de Amorim, Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba

Psicóloga (2006) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Mestra em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Título de Especialista “Psicologia em Saúde” pelo Conselho Federal de Psicologia (2018). Especialista em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo (2015). Doutoranda no PPG em Educação da Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba (UFSCar-So). Integrante do Núcleo de Estudos Para a Prevenção da Aids (NEPAIDS/USP), do Grupo de Pesquisa "Saúde Mental e Sociedade" e do Grupo de Estudos “Feminismos, Sexualidade e Política” (UFSCAR).

E-mail: sim.psicologa@gmail.com
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0897-6484

Marcos Roberto Vieira Garcia, UFSCar/Sorocaba

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado e doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2007). É professor associado do Departamento de Ciências Humanas e Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e professor permanente do PPG em Educação da UFSCar - campus Sorocaba e do PPG em "Estudos da Condição Humana" da UFSCar; coordenador do Grupo de Pesquisa "Saúde Mental e Sociedade" (UFSCAR) e integrante do Núcleo de Estudos para a Prevenção da Aids (NEPAIDS/USP).

E-mail: marcosvieiragarcia@gmail.com
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5668-2923

Downloads

Publicado

01/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 173
  • pdf downloads: 133

Como Citar

AMORIM, S. C. de; GARCIA, M. R. V. Atravessamentos da Covid-19 em uma pesquisa interventiva com estudantes da Iniciação Científica do Ensino Médio: Atravesamientos de la Covid-19 en una investigación intervencionista con estudiantes de la Iniciación Científica de la Escuela Secundária. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4663. Acesso em: 4 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)