Inclusão nas universidades federais: desafios e perspectivas dos núcleos de acessibilidade para além da pandemia

Inclusión en universidades federales: desafíos y perspectivas para los centros de accesibilidad más allá de la pandemia

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Resumo

No período da pandemia, assistimos à globalização das novas relações humanas, sob o signo da virtualidade, mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação, cenário que motiva este artigo que tem como objetivo identificar ações de acesso, permanência e acolhimento de estudantes público-alvo da educação especial. A produção de dados empíricos ambientou-se em núcleos de acessibilidade de duas reconhecidas universidades federais brasileiras e contemplou informações disponibilizadas pelas instituições, além de relatos das equipes técnicas das unidades. Os relatos decorreram de interações dialógicas efetivadas em rodas de conversa virtuais com as equipes, que tematizaram a estrutura organizacional e ações de acesso e permanência desenvolvidas na pandemia. Os resultados nos oferecem subsídios para reflexão sobre políticas de inclusão, para além da pandemia, e destacam desafios à acessibilidade digital dos estudantes com deficiência no desenvolvimento de atividades de ensino-aprendizagem remotas nas plataformas digitais.

Palavras-chave: Núcleos de acessibilidade. Ensino Superior. Pandemia

 

Resumen

Durante el período pandémico, asistimos a la globalización de nuevas relaciones humanas bajo el signo de la virtualidad, mediadas por las tecnologías de la información y la comunicación, escenario que motiva este artículo, que tiene como objetivo identificar acciones de acceso, permanencia y recepción de estudiantes, público objetivo de educación especial. La producción de datos empíricos se ubicó en centros de accesibilidad de dos reconocidas universidades federales brasileñas e incluyó información proporcionada por las instituciones, además de informes de los equipos técnicos de las unidades. Los informes resultaron de interacciones dialógicas realizadas en círculos virtuales de conversación con los equipos que discutieron la estructura organizacional y las acciones de acceso y permanencia desarrolladas en la pandemia. Los resultados nos brindan subsidios para la reflexión sobre políticas de inclusión, más allá de la pandemia, y destacan desafíos a la accesibilidad digital de los estudiantes con discapacidad en el desarrollo de actividades de enseñanza-aprendizaje a distancia en plataformas digitales.

Palabras Claves:  Centros de accesibilidad.  Enseñanza superior. Pandemia

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Biografia do Autor

Laura Ceretta Moreira, UFPR

Doutora em Educação (USP). Professora do Setor de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação/PPGE/UFPR. lauracm@ufpr.br- ORCID - https://orcid.org/0000-0003-4569-7369

Sueli Fernandes, UFPR

Doutora em Letras (UFPR). Professora do Setor de Ciências Humanas/Coordenação do Curso de Letras Libras/UFPR e do Programa de Pós-graduação em Educação/PPGE/UFPR.suelifernandes@ufpr.br - ORCID - https://orcid.org/0000-0003-1349-7004

Allan Rocha Damasceno, UFRRJ

Doutor em Educação (UFF). Professor no Instituto de Educação, no Programas de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) e no Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola. (PPGEA) -UFRRJ. lepedi-ufrrj@hotmail.com – ORCID- https://orcid.org/0000-0003-0577-805x.

 

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Publicado

29/06/2022
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Como Citar

MOREIRA, L. C. .; FERNANDES, S.; DAMASCENO, A. R. Inclusão nas universidades federais: desafios e perspectivas dos núcleos de acessibilidade para além da pandemia: Inclusión en universidades federales: desafíos y perspectivas para los centros de accesibilidad más allá de la pandemia. Revista Cocar, [S. l.], n. 13, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4661. Acesso em: 21 dez. 2024.