Formação docente para a educação profissional e tecnológica no contexto neoliberal

Teacher training for professional and technological education in the neoliberal context

Autores

Resumo

Este artigo busca analisar a relação entre a formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e os imperativos do pensamento neoliberal sobre a educação. No âmbito metodológico, refere-se a uma investigação qualitativa, do tipo teórico-bibliográfica e documental, fundamentada na crítica marxista e num conjunto de marcos regulatórios acerca da formação de professores para EPT, considerando, ainda, pesquisas desenvolvidas e a interlocução com os estudos de outros pesquisadores sobre a temática. Assevera-se que o sentido técnico-economicista da Educação Profissional e Tecnológica, regulamentada pela LDB de 1996, bem como a histórica fragilidade nas políticas de formação de professores para a EPT, constituem reflexos do modelo fragmentado e aligeirado de ensino e formação docente que o Estado neoliberal transpõe através de suas reformas estruturais.

Palavras-chave: Educação Profissional. Formação de professores. Neoliberalismo.

 

Abstract

This article seeks to analyze the relationship between teacher training for Professional and Technological Education (EPT) and the imperatives of neoliberal thinking about education. In the methodological scope, it refers to qualitative research of the theoretical bibliographic and document type, based on the Marxist critique and a set of regulatory frameworks on the training of teachers for EPT, also considering developed researches and the dialogue with the studies of other researchers about the subject. It is asserted that the technical-economist sense of Professional and Technological Education, regulated by the LDB of 1996, as well as the historical weakness in teacher training policies for EPT constitute of the model reflexes fragmented and quickly teaching and teacher training that the neoliberal state implements through its structural reforms.

Keywords: Professional Education. Teacher Training. Neoliberalism.

Biografia do Autor

Antonio Wherbty Ribeiro Nogueira, Universidade Estadual do Ceará

Mestrando em Educação e Ensino na Universidade Estadual do Ceará (MAIE/UECE). Pedagogo na Faculdade de Tecnologia CENTEC - Sertão Central  professor da Educação Básica no município de Quixeramobim/CE. Endereço eletrônico: antonio.wherberty@aluno.uece.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6040-9164.

Ana Cristina de Moraes, Universidade Estadual do Ceará

Pós-doutora em Educação (UFC). Doutora em Educação (UNICAMP). Mestra em Educação (UFC). Professora Adjunta da UECE. Vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Educação da UECE – PPGE – e ao Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação – MAIE. Líder do Grupo de Pesquisa: Investigações em Arte, Ensino e História – IARTEH. Endereço eletrônico: cris.moraes@uece.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8650-8272

Maria Adélia da Costa, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutora em Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestra em Educação Tecnológica (CEFET-MG). Especialista em Educação de Jovens e Adultos integrada a Educação Profissional e Tecnológica – PROEJA (CEFET-MG). Graduada em Pedagogia (UNILESTE). Coordenadora Acadêmica Nacional do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Endereço eletrônico: adelia@cefetmg.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9270-5184.

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Publicado

01/12/2021