Escola, cultura e identidade: Pedagogia da Ancestralidade como possibilidade para a educação escolar do povo Karajá-Xambioá/TO
School, culture and identity: Pedagogy of Ancestrality as a possibility for school education of the Karajá-Xambioá/TO people
Resumo
Este artigo propõe discussão acerca da Pedagogia da Ancestralidade como possibilidade de ferramenta epistemológica para a educação escolar do povo Karajá-Xambioá/TO. Tais apontamentos são apresentados com base em análise dos principais aspectos culturais desenvolvidos nas aulas práticas de saberes indígenas e de anseios e expectativas da comunidade para a educação escolar indígena do futuro. A proposta se enquadra no rompimento dos paradigmas educacionais ocidentais impostos ao grupo. Para tanto, utilizaram-se fontes bibliografias e documentos históricos sobre o tema e pesquisa in loco com o povo Karajá-Xambioá, realizada entre 2018 e 2021. Por ser uma pesquisa essencialmente social, usamos como método de pesquisa o Discurso do Sujeito Coletivo. O resultado foi a reconstituição discursiva da representação social do povo Karajá-Xambioá sobre a perspectiva para educação escolar do futuro.
Palavras-chave: Educação escolar; Karajá-Xambioá; Pedagogia da Ancestralidade.
Abstract
This article proposes a discussion about the Pedagogy of Ancestry as a possibility of an epistemological tool for the school education of the Karajá-Xambioá/TO people. These notes are presented based on an analysis of the main cultural aspects developed in practical classes of indigenous knowledge and the community's aspirations and expectations for the indigenous school education of the future. The proposal is part of a disruption of Western educational paradigms, imposed on the group. For this, bibliographies and historical documents on the subject were used as sources, as well as on-site research with the Karajá-Xambioá people, carried out between 2018 and 2021. As it is an essentially social research, we used the Collective Subject Discourse as a research method. The result was the discursive reconstitution of the social representation of the Karajá-Xambioá people about the perspective of future school education.
Key-words: School education; Karajá-Xambioá; Pedagogy of Ancestry.
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