A transdisciplinaridade na escola indígena: uma aliada no processo de fortalecimento identitário dos Karajá-Xambioá/TO

Transdisciplinarity in the indigenous school: an ally in the process of strengthening the identity of the Karajá-Xambioá/TO

Autores

Resumo

O estudo tem como objetivo evidenciar as práticas transdisciplinares desenvolvidas nas escolas do povo Karajá-Xambioá do Tocantins. Para isso, foi necessário conceber as comunidades indígenas em toda sua complexidade e conhecer os principais aspectos do povo Karajá-Xambioá. Foi salutar a compreensão do que é transdisciplinaridade e como ela se desenvolve no ambiente educativo dos povos indígenas. As ferramentas metodológicas utilizadas foram fontes bibliográficas e pesquisa in loco com o povo Karajá-Xambioá. Para a coleta de dados, o método usado foi a análise de conteúdo. A pesquisa demonstrou que há uma estrutura de ensino designada pelo estado que segue um modelo cartesiano, transmitido pelo ensino de disciplinas/caixinhas. Contudo, as escolas Karajá-Xambioá possuem, em sua essência, práticas transdisciplinares, que ocorrem de forma autônoma entre professores e comunidade.

Palavras-chave: Transdisciplinaridade; Escola; Karajá-Xambioá.

 

Abstract

The study aims to highlight the transdisciplinary practices developed in schools of the Karajá-Xambioá people of Tocantins. For that, it was necessary to conceive the indigenous communities in all their complexity and to know the main aspects of the Karajá-Xambioá people. It was beneficial to understand what transdisciplinarity is and how it is developed in the educational environment of indigenous peoples. The methodological tools used were bibliographical sources and in loco research with the Karajá-Xambioá people. For data collection, the method used was content analysis. The survey showed that there is a teaching structure designated by the state that follows a Cartesian model, transmitted by teaching disciplines/boxes. However, Karajá-Xambioá schools have in their essence transdisciplinary practices, which occur autonomously between teachers and the community.

Key-words: Transdisciplinarity; School; Karajá-Xambioá.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eugislane Moreira Lima, Universidade Federal do Tocantins

Doutoranda em Ciências do Ambiente (UFT), Mestre em Ciências do Ambiente (UFT), Pedagoga (UFT). E-mail: Eugislane@uft.edu.br. Link do lattes: http://lattes.cnpq.br/8002223380456814 Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8409-5670

Héber Rogério Grácio, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

 

Doutor e mestre em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade de Brasília (UnB). Professor associado da Universidade Federal do Tocantins (UFT). E-mail: hrgracio@gmail.com Link do lattes: http://lattes.cnpq.br/0528537500554210 Ordic: https://orcid.org/0000-0001-5380-2486

Downloads

Publicado

01/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 162
  • pdf downloads: 141

Como Citar

MOREIRA LIMA, E.; ROGÉRIO GRÁCIO, H. A transdisciplinaridade na escola indígena: uma aliada no processo de fortalecimento identitário dos Karajá-Xambioá/TO: Transdisciplinarity in the indigenous school: an ally in the process of strengthening the identity of the Karajá-Xambioá/TO. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4627. Acesso em: 19 abr. 2024.