A transdisciplinaridade na escola indígena: uma aliada no processo de fortalecimento identitário dos Karajá-Xambioá/TO
Transdisciplinarity in the indigenous school: an ally in the process of strengthening the identity of the Karajá-Xambioá/TO
Resumo
O estudo tem como objetivo evidenciar as práticas transdisciplinares desenvolvidas nas escolas do povo Karajá-Xambioá do Tocantins. Para isso, foi necessário conceber as comunidades indígenas em toda sua complexidade e conhecer os principais aspectos do povo Karajá-Xambioá. Foi salutar a compreensão do que é transdisciplinaridade e como ela se desenvolve no ambiente educativo dos povos indígenas. As ferramentas metodológicas utilizadas foram fontes bibliográficas e pesquisa in loco com o povo Karajá-Xambioá. Para a coleta de dados, o método usado foi a análise de conteúdo. A pesquisa demonstrou que há uma estrutura de ensino designada pelo estado que segue um modelo cartesiano, transmitido pelo ensino de disciplinas/caixinhas. Contudo, as escolas Karajá-Xambioá possuem, em sua essência, práticas transdisciplinares, que ocorrem de forma autônoma entre professores e comunidade.
Palavras-chave: Transdisciplinaridade; Escola; Karajá-Xambioá.
Abstract
The study aims to highlight the transdisciplinary practices developed in schools of the Karajá-Xambioá people of Tocantins. For that, it was necessary to conceive the indigenous communities in all their complexity and to know the main aspects of the Karajá-Xambioá people. It was beneficial to understand what transdisciplinarity is and how it is developed in the educational environment of indigenous peoples. The methodological tools used were bibliographical sources and in loco research with the Karajá-Xambioá people. For data collection, the method used was content analysis. The survey showed that there is a teaching structure designated by the state that follows a Cartesian model, transmitted by teaching disciplines/boxes. However, Karajá-Xambioá schools have in their essence transdisciplinary practices, which occur autonomously between teachers and the community.
Key-words: Transdisciplinarity; School; Karajá-Xambioá.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 201
- pdf downloads: 161