Concepções de pedagogos sobre sua formação para o uso de tecnologias digitais na educação

Conceptions of pedagogues about their training for the use of digital technologies in education

Autores

Resumo

O presente trabalho aborda a formação do pedagogo para o uso de tecnologias digitais na Educação. Elencamos como objetivo: Investigar a concepção de pedagogos acerca de sua formação para o uso de Tecnologias Digitais na Educação. A pesquisa possui abordagem qualitativa de caráter exploratório. O estudo foi realizado com cinco docentes formados no Curso de Pedagogia da UECE. Para a coleta de dados, utilizamos um questionário elaborado no Google Forms, contendo cinco questões abertas que dialogam com o nosso objeto de estudo. A partir da fala dos sujeitos da pesquisa, identificamos que o curso de Pedagogia não oferece preparação para o uso pedagógico das tecnologias digitais. Apesar dos docentes participantes demonstrarem compreender a importância desses artefatos para o ensino e a aprendizagem, estes não se sentem preparados para o uso de tais recursos em suas práticas profissionais.

Palavras-chave: Formação de professores; Tecnologias digitais; Educação.

 

Abstract

This work addresses the training of pedagogues for the use of digital technologies in Education. Our objective is: To investigate the conception of pedagogues about their training for the use of Digital Technologies in Education. The research has a qualitative exploratory approach. The study was conducted with five professors trained in the Pedagogy Course at UECE. For data collection, we used a questionnaire prepared in Google Forms, containing five open questions that dialogue with our object of study. From the speech of the research subjects, we identified that the Pedagogy course does not offer preparation for the pedagogical use of digital technologies. Although the participating professors demonstrate that they understand the importance of these artifacts for teaching and learning, they do not feel prepared to use such resources in their professional practices.

Keywords: Teacher training; Digital technologies; Education.

 

 

Biografia do Autor

Carlos Alexandre Holanda Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE-2018). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE-2017) na linha de Formação, Didática e Trabalho Docente (Bolsista FUNCAP). Graduado em Educação Física pela Faculdade Católica do Ceará (CREF 007054 G/CE). Graduando em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Pertence ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Educadores (GEPEFE). Atualmente é professor do curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Ateneu (UNIATENEU). E-mail: profalexandreholanda@gmail.com.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2347-3380.

 

Aparecida do Socorro Jorge Costa Teixeira, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). E-mail: aparecidacosta2002@yahoo.com.br.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8895-6933

Rayssa Melo de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

 

Doutoranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, realizando pesquisa sobre formação de professores, ensino de Matemática e tecnologias digitais na educação. Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (2017). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2014). Integrante do Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA). Professora da rede municipal de Fortaleza. Suas áreas de estudos são: ensino de matemática, formação de professores, Teoria dos Campos Conceituais e tecnologias digitais na educação. E-mail: rayssamelodeoliveira@gmail.com. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-8234-8240

Downloads

Publicado

01/12/2021