Logaritmo e proporcionalidade mobilizados em uma atividade com círculos de proporção (1633) na formação de professores de Matemática

Logarithm and proportionality mobilized in an activity with circles of proportion (1633) in the math teacher training

Autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir como logaritmo e proporcionalidade são mobilizados através do manuseio do instrumento círculos de proporção, descrito no tratado The Circles of Proportion and the Horizontal Instrvment (1632/1633). Seguindo uma metodologia de cunho qualitativo e documental, delineou-se uma atividade para a formação de professores, cujo público foram os discentes do Programa de Mestrado Profissional de Matemática (PROFMAT). A atividade revelou características do movimento do pensamento, que tornaram possível reconhecer as ressignificações de alguns conceitos matemáticos, dentre eles, os conceitos de logaritmos e suas propriedades. As observações aqui discutidas nos ajudam a refletir e a direcionar as iniciativas voltadas às propostas de formação de professores de Matemática, através da inserção da história da Matemática.

Palavras-chave: Interface entre história e ensino de matemática; Instrumento matemático; Círculos de proporção.

 

Abstract

This article aims to discuss how logarithms and proportionality are mobilized through handling the circles of proportion instrument, described in The Circles of Proportion and the Horizontal Instrument (1632/1633). Following a qualitative and documentary methodology, an activity for the training of teachers was outlined, whose audience was the students of the Professional Master's Degree Program in Mathematics (PROFMAT). The activity revealed characteristics of the movement of thought that made it possible to recognize the resignifications of some mathematical concepts, including the concepts of logarithms and their properties. The observations discussed here help us to reflect and direct initiatives aimed at training proposals for mathematics teachers, through the inclusion of the history of mathematics.

Keyword: Interface between History and Math Teaching. Mathematical Instrument. Circles of Proportion. 

 

Biografia do Autor

Verusca Batista Alves, Universidade Estadual do Ceará

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará. Docente do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Ceará.

E-mail: verusca.batista@uece.br                    ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9884-679X 

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestra em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará. Docente adjunta do curso de Licenciatura em Matemática e da Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará e do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

E-mail: carolina.pereira@uece.br                   ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3819-2381

Downloads

Publicado

01/12/2021