Jogos na Educação Infantil e suas contribuições ao desenvolvimento das ideias matemáticas

Games in Early Child Education and their contributions to the development of mathematical ideas

Autores

Resumo

Resumo

Este estudo possui o objetivo de discutir como o uso dos jogos contribui para as práticas da Educação Infantil, sobretudo para o desenvolvimento de ideias matemáticas. Para isso, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica, a partir de sete pesquisas retornadas de três bases de dados acadêmicas, em que os termos de procura foram “Educação Infantil”, “jogos” e “matemática”. Das análises, emergiram três aspectos: o jogo é entendido como estratégia de ensino; as propostas com jogos são momentos lúdicos que ampliam as possibilidades das crianças; e os jogos facilitam o desenvolvimento de diferentes ideias matemáticas. Dessa forma, pode-se afirmar que as propostas com jogos contribuem para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil, potencializando conhecimentos para além do desenvolvimento das ideias matemáticas.

Palavras-chave: Educação Infantil; Jogos; Matemática.

 

 

Abstract

This study aims to discuss how the use of games contributes to the practices of early child education, especially for the development of mathematical ideas. For this, a qualitative approach research, of the bibliographic type, is carried out based on seven researches returned from three academic databases, in which the search terms were “Educação Infantil”, “jogos” and “matemática”. Three aspects emerge from the analysis: the game is understood as a teaching strategy; the proposals with games are playful moments that expand the children's possibilities; games facilitate the development of different mathematical ideas. Thus, it can be said that the proposals with games contribute to the development of children in Early Child Education, enhancing knowledge beyond the development of mathematical ideas.

Key words: Early Child Education; Games; Math.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Roberta Weber Moreira da Silva, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná/UFPR. Pedagoga do Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba e  Assessora técnica-pedagógica do Departamento de Educação Infanti da Secretaria Municipal de Educação de São José dos Pinhais. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3328-4372     E-mail: aline.rwms@gmail.com

Anderson Roges Teixeira Góes, UFPR

Doutor em Métodos Numérios em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná/UFPR. Professor do Departamento de Expressão Gráfica, do Programa de Pós-graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática, todos na Universidade Federal do Paraná. ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-1375-8668     E-mail: artgoes@ufpr.br

 

Downloads

Publicado

01/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 222
  • pdf downloads: 184

Como Citar

SILVA, A. R. W. M. da; TEIXEIRA GÓES, A. R. Jogos na Educação Infantil e suas contribuições ao desenvolvimento das ideias matemáticas: Games in Early Child Education and their contributions to the development of mathematical ideas. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4573. Acesso em: 26 dez. 2024.