Inclusão e interculturalidade no ensino superior: uma análise omnilética das concepções de gestores de uma universidade pública brasileira

Inclusion and interculturality in higher education: an omnilectical analysis of the conceptions of managers of a Brazilian public university

Autores

  • Monica Pereira dos Santos monicapes@gmail.com
    Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Partindo dos dados parciais de uma pesquisa realizada com gestores de uma universidade pública localizada no Rio de Janeiro, em 2018, a respeito de suas concepções sobre inclusão e interculturalidade, este artigo objetiva apresentar e discutir esses dados. Metodologicamente, tratou-se de pesquisa qualitativa descritiva, com dados coletados por meio de questionário, e tendo por perspectiva de análise a Omnilética. Os resultados mostraram o ainda incipiente conhecimento dos gestores a respeito do que seja interculturalidade. Quanto à inclusão, há um conhecimento maior, mas por vezes ainda limitado ao grupo de pessoas com deficiência.  A tessitura omnilética dos dados permitiu, ainda, capturarmos e problematizarmos movimentos ao mesmo tempo divergentes e convergentes relativos às culturas, políticas e práticas de inclusão e interculturalidade relatadas pelos participantes.

Palavras-chave: Inclusão; Interculturalidade; Ensino superior.

 

Abstract

Based on the partial data of a research conducted with managers of a public university located in Rio de Janeiro, in 2018, regarding their conceptions about inclusion and interculturality, this article aims to present and discuss these data. Methodologically, this was a descriptive, qualitative research, with data collected through a questionnaire. As analysis procedure we used the Omnilectical perspective. The results showed the still incipient knowledge of managers about what interculturality is. As for inclusion, there is a greater knowledge, but still limited to the group of people with disabilities. The omniletical weaving of the data also allowed us to capture and problematize movements that are both divergent and convergent related to the cultures, policies and practices of inclusion and interculturality reported by the participants.

Key-words: Inclusion; Interculturality; Higher education.

 

 

             

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Biografia do Autor

Monica Pereira dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Prof. Associada da Fac. de Educação da UFRJ. Graduação em Psicologia, Mestra e PhD em Psicologia e Educação Especial-Universidade de Londres. Parecerista em agências de pesquisa e membro de Associações nacionais e internacionais. Coordenou o Observatório Estadual de Educação Especial (2011-17). Fundou (2015) e, até abril de 2020, coordenou o Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica. Coordenou o Comitê de Ética em Pesquisa das Ciências Humanas da UFRJ (2016-2020). Presidiu o Fórum Permanente UFRJ Acessível e foi Diretora de Acessibilidade da UFRJ (2016 -2019). Autora de livros e artigos e membro de Conselhos Editoriais e Científicos de Periódicos brasileiros e internacionais. Atua na graduação e pós. Fundou e coordena, desde 2003, o Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação.

E-mail: monicapes@gmail.com  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7057-7804

 

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Publicado

29/06/2022
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Como Citar

PEREIRA DOS SANTOS, M. Inclusão e interculturalidade no ensino superior: uma análise omnilética das concepções de gestores de uma universidade pública brasileira : Inclusion and interculturality in higher education: an omnilectical analysis of the conceptions of managers of a Brazilian public university. Revista Cocar, [S. l.], n. 13, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4570. Acesso em: 3 jul. 2024.