Diferença e corpo heterotópico da deficiência: um convite para se pensar de outro modo a escola inclusiva

Difference and the heterotopic body of disability: an invitation to think differently about inclusive school

Autores

Resumo

A proposição desta escrita-diálogo diante de um contexto de vida em que presenciamos a intensificação de discursos de intolerância, preconceito e vontade de aniquilamento da diferença, tem como objetivo reafirmar a necessidade de defesa da escola pública e da potência da vida com o outro. Um outro compreendido como alguém cujo direito singular de existência não é questionado, e cuja diferença é significada como elemento de enriquecimento das/nas relações sociais. Sob essa intencionalidade, a conversa aqui construída via aliança entre filosofia e educação, lança inicialmente um olhar problematizador para políticas e discursos de inclusão escolar, sendo conduzida na sequência pela defesa da possibilidade de produção de formas de significar a escola inclusiva que reafirmam o potencial heterotópico materializado pela presença dos alunos com deficiência nesse espaço.

Palavras-chave: Diferença; Inclusão; Escola; Corpo heterotópico

 

Abstract

The proposition of this writing-dialogue in a life context in which we witness the intensification of discourses of intolerance, prejudice and the will to annihilate difference, aims to reaffirm the need to defend public schools and the power of life with others. Another understood as someone whose singular right to exist is not questioned, and whose difference is signified as an element of enrichment of/in social relations. Under this intention, the conversation constructed here via an alliance between philosophy and education, initially casts a problematic look at school inclusion policies and discourses, followed by the defense of the possibility of producing ways to signify the inclusive school that reaffirm the heterotopic potential materialized by the presence of students with disabilities in this space.

Key words: Difference; Inclusion; School; heterotopic body

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Filordi de Carvalho, Universidade Federal de Lavras/Universidade Federal de São Paulo

Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós-doutor pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pela Universidad Complutense de Madrid (UCM). Atualmente, é docente da Universidade Federal de Lavras/MG, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo/SP e bolsista produtividade do CNPQ-nível2. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4510-9440. Contato: afilordi@gmail.com.

 

 

Eliana P. Menezes, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (2011).  Atualmente é professora adjunta do Departamento de Educação Especial/EDE da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e professora efetiva do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1352-9141. Contado: eliana.menezes@ufsm.br .

Pedro Angelo Pagni, FFC/UNESP

Doutor em Educação (1999) e Livre-docente em Filosofia da Educação (2011) pela Universidade Estatual Paulista (UNESP), Campus de Marília e Pós-doutor (2008) pela Universidad Complutense de Madrid. Atualmente, é professor associado do Departamento de Administração e Supervisão Escolar e docente permanente do Programa de pós-graduação em Educação da FFC-UNESP. Bolsista produtividade do CNPq-nível1D. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7505-4896 . Contato: pedro.pagni@unesp.br.

Downloads

Publicado

29/06/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 730
  • pdf downloads: 479

Como Citar

DE CARVALHO, A. F.; MENEZES, E.; PAGNI, P. A. Diferença e corpo heterotópico da deficiência: um convite para se pensar de outro modo a escola inclusiva: Difference and the heterotopic body of disability: an invitation to think differently about inclusive school. Revista Cocar, [S. l.], n. 13, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4568. Acesso em: 23 nov. 2024.