Desempenho em biodiversidade no Exame Nacional do Ensino Médio

Biodiversity performance in the National High School Exam

Autores

  • Paulo Sérgio Garcia paulo.garcia@online.uscs.edu.br
    Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto lcaldeira@gmail.com
    Universidade Federal de Santa Marina
  • Alana Kailani Araujo de Lima alana.lima@uscsonline.com.br
    Colégio Universitário USCS

Resumo

 

Neste estudo utilizamos os dados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2009 até 2018, para analisar o desempenho dos estudantes, concluintes do Ensino Médio, do Estado de São Paulo, nos conhecimentos relacionados à biodiversidade, particularizado por cada questão da prova e de acordo com a Matriz de Referência do Enem. Utilizamos a metodologia quantitativa, a partir da análise do percentual de estudantes que acertou cada questão, percentual médio, em 10 anos, para compreender os desempenhos de meninos e meninas. No exame que acontece no fim da escolarização básica, que é determinante para os estudantes na disputa por vagas em universidades públicas, os percentuais médios de acertos, em 10 anos de análise, indicaram desempenhos baixos nas seis categorias analisadas. Esses resultados trazem várias indicações para professores da Educação Básica, mas principalmente para aqueles que atuam no Ensino Médio, na disciplina de Biologia.

Palavras-chave: Biodiversidade. Ensino Médio. Exame Nacional de Educação. Desempenho dos alunos.

 

Abstract:

This study uses data from the National High School Exam (Enem), from 2009 to 2018, to analyze the performance of students, who are finishing high school, in the State of São Paulo, in knowledge related to biodiversity, individualized by each test question and according to the ENEM Reference Matrix. We used the quantitative methodology, based on the analysis of the percentage of students who got each question right, average percentage, in 10 years, to understand the performance of boys and girls. In the exam that takes place at the end of basic education, which is decisive for students in the dispute for places in public universities, the average percentage of correct answers, in 10 years of analysis, indicated low performance in the six categories analyzed. These results bring several indications for Basic Education teachers, but mainly for those who work in High School, in the Biology’ subject.

Keywords: Biodiversity. High school. National Education Examination. Students performance.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Sérgio Garcia, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

 

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor titular dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Coordenador do Observatório de Educação do Grande ABC. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Desempenho escolar: Políticas educacionais, escolas e comunidades (DEPEC/CNPq). ORCID: http//orcid.org/0000-0003-4840-391X. E-mail- paulo.garcia@online.uscs.edu.br

Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto, Universidade Federal de Santa Marina

 

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (MEN- CE/UFSM). ORCID: http//orcid.org/0000-0001-6170-1722. E-mail - lcaldeira@gmail.com

Alana Kailani Araujo de Lima, Colégio Universitário USCS

Universidade Municipal de São Caetano do Sul: Aluna de iniciação científica na modalidade Ensino Médio com bolsa PIBIC/CNPQ. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9078-4608. Email - alana.lima@uscsonline.com.br

Downloads

Publicado

01/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 215
  • pdf downloads: 184

Como Citar

GARCIA, P. S.; TOLENTINO-NETO, L. C. B. de; DE LIMA, A. K. A. . Desempenho em biodiversidade no Exame Nacional do Ensino Médio : Biodiversity performance in the National High School Exam . Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4566. Acesso em: 19 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)