Abordagem Projetual: mediação didática à construção da autonomia desde a Educação Infantil

Design Approach: didactic mediation to the construction of autonomy from Early Childhood Education

Autores

Resumo

O artigo se propõe a um recorte sobre a Abordagem Projetual enquanto mediação didática frente ao desenvolvimento da autonomia do aprendente. Em busca de tornar o processo de aprendizagem significativo, em fomento ao desenvolvimento das construções autônomas, que tornam o sujeito um ser único, e potencialmente aberto à vida social e suas nuances é que se estrutura este artigo. Neste, apresentamos uma parte da pesquisa de mestrado que teve como objeto de estudo a autonomia. São apresentadas informações colhidas por meio de um grupo focal com cinco pedagogas atuantes na Educação Infantil. Os dados obtidos estruturaram conexões contextuais e teóricas nos pontos: 1) a criança enquanto sujeito; 2) a mediação didática com vistas ao desenvolvimento da autonomia; 3) a Abordagem Projetual enquanto mediação didática na Educação Infantil. A Teoria da Complexidade de Edgar Morin (2006) foi eleita como fio epistemológico da pesquisa, na abordagem Qualitativa Naturalística Descritiva Exploratória, e os resultados indicam possibilidades de construção do pensamento científico desde a Infância.

Palavras-chave: Abordagem Projetual; Mediação didática; Autonomia do aprendente.

 

Abstract

The article proposes an outline of the Design Approach as a didactic mediation facing the development of the learner's autonomy. In order to make the learning process meaningful, promoting the development of autonomous constructions, which make the subject a unique being, and potentially open to social life and its nuances, this article is structured. In this, we present a part of the master's research that had autonomy as its object of study. Information collected through a focus group with five pedagogues working in Early Childhood Education is presented. The data obtained structured contextual and theoretical connections in the following points: 1) the child as a subject; 2) didactic mediation with a view to developing autonomy; 3) the Design Approach as a didactic mediation in Early Childhood Education. Edgar Morin's Theory of Complexity (2006) was chosen as the epistemological thread of the research, in the Qualitative Naturalistic Descriptive Exploratory approach, and the results indicate possibilities for the construction of scientific thought from childhood.

Key words: Design Approach; Didactic mediation; Learner autonomy.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Costa Martins, UFT

Mestre em Ensino em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Tocantins (UFT); Bacharel em Pedagogia Orientação Educacional pelo CEULP - Ulbra. Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Tocantins. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Dom Bosco. Especialista em Formação de gestores e líderes de alta performance pela Unyleya Educacional. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3762-9016  

E-mail: taticmartins@gmail.com

 

José Lauro Martins, UFT

 

Doutor em Ciência da Educação pela Universidade do Minho; Mestre em Ciência da Educação -Universidad Autónoma de Asunción; Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná. Professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT) no curso de jornalismo. Professor do Programa de Mestrado em Ensino em Ciências e Saúde da UFT.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7817-8165  E-mail: jlauro@mail.uft.edu.br

 

Downloads

Publicado

01/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 897
  • pdf downloads: 590

Como Citar

COSTA MARTINS, T.; MARTINS, J. L. Abordagem Projetual: mediação didática à construção da autonomia desde a Educação Infantil: Design Approach: didactic mediation to the construction of autonomy from Early Childhood Education. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4561. Acesso em: 26 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)