Aporias à inclusão digital de jovens no ensino técnico

Support for the digital inclusion of young people in technical education

Autores

Resumo

O estudo discute os impactos das tecnologias digitais em cursos técnicos para identificar os entraves à inclusão digital de jovens no cotidiano educativo e no mundo do trabalho. Evidencia-se, por meio da pesquisa-formação, como são abordados os processos de ensino com os estudantes do curso técnico de Administração em uma escola particular de Porto Alegre/RS. A problemática que norteia a pesquisa é: quais os entraves e os limites encontrados pelos estudantes de ensino técnico em relação à utilização dos softwares básicos? Os resultados indicam que os cursos técnicos não oferecem uma disciplina específica de informática no processo formativo ou um programa de aprendizagem profissional que apoie os estudantes nos processos de inclusão das tecnologias digitais na formação e nas experiências concretas no ensino técnico.

Palavras-chave: Tecnologias Digitais; Inclusão Digital; Cursos Técnicos.

 

Abstract

The study discusses the impacts of digital technologies in technical courses to identify barriers to the digital inclusion of young people in everyday education and in the world of work. It is evident, through research-formation, how the teaching processes are approached with students of the technical course of Administration in a private school in Porto Alegre/RS. The issue that guides the research is: what are the obstacles and limits found by technical education students in relation to the use of basic software? The results indicate that technical courses do not offer a specific computer discipline in the training process or a professional learning program that supports students in the processes of inclusion of digital technologies in training and in concrete experiences in technical education.

Keywords: Digital Technologies; Digital inclusion; Technical courses.

 

           

 

Biografia do Autor

Silvana Ferreira Pereira, Universidade La Salle/UNILASALLE

Mestra em Educação pela Universidade La Salle (UNILASALLE) e membro do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/UNILASALLE/CNPq. Professora dos Cursos Técnico de Logística e Processos Gráficos do Colégio Dom Bosco.

Email: silvana.fpereira@gmail.com   Orcid: http://orcid.org/0000-0003-3693-7463

Elaine Conte, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciada em Pedagogia e mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora no Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade La Salle (UNILASALLE). Líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq) e membro do Grupo de Estudos sobre Filosofia da Educação e Formação de Professores - GEFFOP/CNPq.

E-mail: elaine.conte@unilasalle.edu.br  Orcid: http://orcid.org/0000-0002-0204-0757

Downloads

Publicado

01/12/2021