Trajetórias juvenis e ativismo político: projetos de, com e para a vida

Trayectorias juveniles y activismo político: proyectos de, con y para la vida

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Resumo

Resumo

Este trabalho tem como principal objetivo compreender e visibilizar caminhos, resistências, desnaturalizações e proposições que sensibilizam hoje juventudes periféricas para seus engajamentos e participação social. Fundamentada no campo da educação, a pesquisa aproximou os estudos sobre Juventudes, Decolonialidade e Epistemologias do Sul. Neste sentido, assume o lugar do vivido e experimentado pelos participantes para mapear a tessitura da emancipação social emergente em processos cotidianos. Metodologicamente foram alinhadas observações e entrevistas na perspectiva de visibilizar saberes-fazeres das trajetórias dos participantes da investigação. O estudo evidencia a construção de sentidos para a participação social em memórias afetivas e reinterpretações propositivas, com e a partir de experiências de vida nos territórios socialmente subalternizados.

Palavras-chave: Juventudes; Participação social; Brechas Decoloniais.

Resumen

El principal objetivo de este trabajo es comprender y visibilizar caminos, resistencias, desnaturalizaciones y proposiciones que sensibilicen a los jóvenes periféricos de hoy en sus compromisos y participación social. Con base en el campo de la educación, la investigación reunió estudios sobre Juventud, Descolonialidad y Epistemologías del Sur. En este sentido, toma el lugar de lo vivido por los participantes para mapear el tejido de la emancipación social emergente en los procesos cotidianos. Metodológicamente, observaciones y entrevistas se alinearon con el fin de visibilizar el conocimiento de las trayectorias de los participantes de la investigación. El estudio há revelado la construcción de significados para la participación social en memorias afectivas y reinterpretaciones intencionadas, con y desde experiencias de vida en territorios socialmente subordinados.

Palavras-chave: Jóvenes; Participación social; Grietas decoloniales.

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Biografia do Autor

Erica Pereira dos Santos Nascimento, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Pedagoga (2015) e Mestra em Educação (2021) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Educadora em/para Direitos Humanos, tem experiência docente na área do Ensino Fundamental I e II da Educação Básica. Pesquisa juventudes, processos formativos e interculturalidade. Atualmente é integrante do Grupo de Estudo sobre Cotidiano, Educação e Culturas (GECEC-PUC/Rio).

E-mail: nascimento.eps@gmail.com    Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3591-6804

Vera Maria Ferrão Candau, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora e Pós-doutora em Educação pela Universidade Complutense de Madrid. Professora titular emérita do Departamento de Educação da PUC-Rio. Coordena o Grupo de Pesquisa sobre Cotidiano, Educação e Culturas na mesma universidade.  

E-mail: vmfc@puc-rio.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6987-6885

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Publicado

01/12/2021
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Como Citar

PEREIRA DOS SANTOS NASCIMENTO, E.; FERRÃO CANDAU, V. M. Trajetórias juvenis e ativismo político: projetos de, com e para a vida: Trayectorias juveniles y activismo político: proyectos de, con y para la vida . Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4541. Acesso em: 22 dez. 2024.