Contextualização no ensino de química: concepções e prática de professores da educação básica no interior do Amazonas

Contextualization in the chemistry teaching: conceptions and practice of basic education teachers in the interior of Amazonas

Autores

Resumo

 

Devido as constantes mudanças nas demandas sociais, a necessidade de promover melhorias no ensino de Química vem sendo discutida ao longo do tempo, principalmente no que diz respeito à contextualização dos conteúdos. Assim, objetivou-se compreender as concepções e práticas docentes relacionadas a contextualização nas aulas de Química de professores da Educação Básica de um município do Amazonas. Participaram da pesquisa 10 professores, respondendo a um questionário e uma entrevista semiestruturada, analisados por meio da análise textual discursiva. Identificou-se que os docentes compreendem a contextualização como a aplicação da teoria nas práticas cotidianas dos alunos, como um modo de motivar e de estabelecer significados dos conceitos químicos. Ao descreverem atividades nas quais buscaram trabalhar a contextualização mostraram algumas limitações, focando apenas na exemplificação.

Palavras-chave: Ensino de Química; Contextualização; Prática Docente.

 

Abstract

Due to the constant changes in social demands, the need to promote improvements in the chemistry teaching has been discussed over time, especially with regard to the contextualization of the contents. Thus, the objective was to understand the conceptions and teaching practices related to contextualization in the Chemistry classes of Basic Education teachers in a municipality in Amazonas. Ten teachers participated in the research, answering a questionnaire and a semi-structured interview, analyzed through discursive textual analysis. It was possible to identify that teachers understand contextualization as the application of theory in students' daily practices, as a way to motivate and to establish meanings of chemical concepts. When describing activities in which they sought to work on contextualization, showed some limitations, focusing only on the example.

Palavras-chave: Chemistry Teaching; Contextualization; Teaching Practice.

 

 

Biografia do Autor

Bárbara Samanta Almeida Pereira, Universidade Federal do Amazonas

Estudante do curso de Licenciatura em Ciências: Química e Biologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).Lattes: http://lattes.cnpq.br/8519818833587167

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7902-0877  Contato: samantabarbara4@gmail.com

Jean Michel dos Santos Menezes, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Química. Professor do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Lattes: http://lattes.cnpq.br/8814043936631116

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2769-1887. Contato: jeanmichelsm@ufam.edu.br

Dominique Fernandes de Moura do Carmo, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Química. Professora do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Lattes: http://lattes.cnpq.br/5335872795706515

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8835-1619   Contato: dominiquefmc@ufam.edu.br

 

Downloads

Publicado

01/12/2021