O papel de autoridade do professor e a ideia de avaliação como metodologia para a autonomia

El papel de la autoridad del maestro y la idea de la evaluación como metodologia para la autonomía

Autores

Resumo

Para fundamentar a hipótese de ligação entre o papel de autoridade do professor, certas metodologias avaliativas   e a construção da autonomia, os autores recorreram ao estudo bibliográfico, ao apuramento teórico-conceitual e a algumas experiências da residência educacional da Faculdade SESI – SP de Educação. Acerca das ideias de autoridade e autonomia, destacam-se as contribuições de Paulo Freire e Hannah Arendt. Com relação a algumas metodologias e abordagens avaliativas, as principais referências são Philippe Perrenoud, Jussara Hoffman, Maria Auxiliadora Machado, Celso dos Santos Vasconcellos e Benigna Villas Boas. Feito o percurso do trabalho, nota-se a importância de retomada conceitual do papel de autoridade do professor, ideia muitas vezes confundida com autoritarismo, bem como o caráter dialético de construção da autonomia do educando, processo visível em práticas avaliativas emancipadoras.  

Palavras-chave: Autoridade; Autonomia; Avaliação; Metodologias de ensino.

Resumen

Para fundamentar la hipótesis de una conexión entre el papel de autoridad del maestro, ciertas metodologías de evaluación y la construcción de autonomía, los autores recurrieron al estudio bibliográfico, la investigación teórico-conceptual y algunas experiencias de la residencia educativa de la Facultad SESI-SP de Educación. En cuanto a las ideas de autoridad y autonomía, se destacan las contribuciones de Paulo Freire y Hannah Arendt. Con respecto a algunas metodologías y enfoques evaluativos, las principales referencias son Philippe Perrenoud, Jussara Hoffman, Maria Auxiliadora Machado, Celso dos Santos Vasconcellos y Benigna Villas Boas. Una vez realizado el trabajo, se destaca la importancia de retomar conceptualmente el papel de la autoridad del maestro, una idea que a menudo se confunde con autoritarismo, así como el carácter dialéctico de la construcción de la autonomía del educando, un proceso visible en las prácticas evaluativas emancipadoras.

Palabras Clave: Autoridad; Autonomía; Evaluación; Metodologías de Enseñanza

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Zanetti, Faculdade SESI - SP de Educação

Doutor e mestre em Artes/Estética pelo instituto de Artes da Unesp da cidade de São Paulo. Bacharel e licenciado em Filosofia pela Unesp de Marília – SP. É professor da Faculdade SESI – SP de Educação (FASESP), onde atua nos cursos de Ciências Humanas e Linguagens. Na FASESP é coordenador do Núcleo interdisciplinar de pesquisa e extensão em Filosofia, Cultura e História na Educação.  Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1461-3978      

  E-mail: anderson.s.zanetti@hotmail.com

Armando Lino da Silva Lopes, Sesi CE-417 de Osasco - SP.

Bacharel em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Sant’Anna. Graduado em Ciências Humanas pela Faculdade SESI de educação de São Paulo. Professor de Filosofia da educação básica na unidade Sesi CE-417 de Osasco - SP. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5431-4879      E-mail: armando.nerylino@gmail.com

Fabiana Nogueira Morais , Sesi CE-222 de São Caetano do Sul – SP.

Formação em magistério pelo CEFAM (Centro específico de formação e aperfeiçoamento do magistério). Graduação em Pedagogia pela Faculdade Campos Salles de São Paulo. Graduada em Ciências Humanas pela Faculdade SESI -SP de Educação. Professora de Filosofia da educação básica na unidade Sesi CE-222 de São Caetano do Sul – SP.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0867-9292   E-mail: fnmorais@yahoo.com.br

 

Downloads

Publicado

01/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 326
  • pdf downloads: 184

Como Citar

ZANETTI, A.; LINO DA SILVA LOPES, A. .; NOGUEIRA MORAIS , F. . O papel de autoridade do professor e a ideia de avaliação como metodologia para a autonomia: El papel de la autoridad del maestro y la idea de la evaluación como metodologia para la autonomía . Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4525. Acesso em: 27 abr. 2024.