Estudando as lições de coisas: análise dos fundamentos filosóficos do método de ensino intuitivo

Studying the Lessons of Things: Analysis of the Philosophical Foundations of the Intuitive Teaching Method

Autores

  • Marcia Salete Wisniewski Schaly Universidade Tuiuti do Paraná/ Mestranda em Educação
  • Anita Helena Schlesener Universidade Tuiuti do Paraná/Professora do programa de mestrado e doutorado em Educação https://orcid.org/0000-0003-2768-5858

Resumo

Resumo: Vera Teresa Valdemarin (2004), na obra Estudando as lições de coisas: análise dos fundamentos filosóficos do método de ensino intuitivo, apresenta uma análise dos diferentes manuais didáticos constituídos a partir do método do ensino intuitivo, adotados no Brasil no ensino primário, no final do século XIX. A autora inicialmente constrói o objeto de seu estudo fazendo uma síntese e avaliação dos principais aspectos do empirismo. Então, analisa quatro manuais que orientavam a prática pedagógica no período citado, fazendo um entrelaçamento e críticas com a atualidade, repensando a capacitação dos educadores.

Palavras-chave: empirismo, ensino intuitivo, práticas pedagógicas

 

Abstract: Vera Teresa Valdemarin (2004), in Studying the Lessons of Things: Analysis of the Philosophical Foundations of the Intuitive Teaching Method, presents an analysis of different textbooks based on the intuitive teaching method adopted in Brazil in primary education, at the end of the 19th century. First, the author builds the object of her study by summarizing and evaluating the main aspects of empiricism. Then, she analyzes four manuals that guided pedagogical practice in the aforementioned period, interweaving and criticizing the current situation, rethinking the training of educators.

Keywords: empiricism, intuitive teaching, pedagogical practices

Biografia do Autor

Marcia Salete Wisniewski Schaly, Universidade Tuiuti do Paraná/ Mestranda em Educação

Mestranda em educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP); Graduada em psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Especialista em psicopatologia da infância e adolescência pelo Centro Universitário SOCIESC de Blumenau; Especialista em magistério de 1º e 2º grau pelo Instituto Brasileiro de Pós-graduação e Extensão de Curitiba (IBPEX); Possui título de especialista em psicologia clínica e hospitalar pelo Conselho Regional de Curitiba (CRP/08).

e-mail: marciasws@hotmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0554-6753

Anita Helena Schlesener, Universidade Tuiuti do Paraná/Professora do programa de mestrado e doutorado em Educação

Pós-doutora em educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Doutora em história pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Mestre em educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Graduada em filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Atualmente é professora do curso de pós-graduação em mestrado e doutorado na Universidade Tuiuti do Paraná.

e-mail: anitahelena1917@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2768-5858

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Publicado

01/12/2021