Estudando as lições de coisas: análise dos fundamentos filosóficos do método de ensino intuitivo
Studying the Lessons of Things: Analysis of the Philosophical Foundations of the Intuitive Teaching Method
Resumo
Resumo: Vera Teresa Valdemarin (2004), na obra Estudando as lições de coisas: análise dos fundamentos filosóficos do método de ensino intuitivo, apresenta uma análise dos diferentes manuais didáticos constituídos a partir do método do ensino intuitivo, adotados no Brasil no ensino primário, no final do século XIX. A autora inicialmente constrói o objeto de seu estudo fazendo uma síntese e avaliação dos principais aspectos do empirismo. Então, analisa quatro manuais que orientavam a prática pedagógica no período citado, fazendo um entrelaçamento e críticas com a atualidade, repensando a capacitação dos educadores.
Palavras-chave: empirismo, ensino intuitivo, práticas pedagógicas
Abstract: Vera Teresa Valdemarin (2004), in Studying the Lessons of Things: Analysis of the Philosophical Foundations of the Intuitive Teaching Method, presents an analysis of different textbooks based on the intuitive teaching method adopted in Brazil in primary education, at the end of the 19th century. First, the author builds the object of her study by summarizing and evaluating the main aspects of empiricism. Then, she analyzes four manuals that guided pedagogical practice in the aforementioned period, interweaving and criticizing the current situation, rethinking the training of educators.
Keywords: empiricism, intuitive teaching, pedagogical practices
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 258
- pdf downloads: 194