Quais são os instrumentos de avaliação da alfabetização científica mais utilizados nas pesquisas do Brasil?

What are the most used instruments for the evaluation of Scientific Literacy in Research in Brazil?

Autores

  • Patrick Alves Vizzotto patrick.fisica@hotmail.com
    Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Resumo

A promoção da Alfabetização Cientifica (AC) é comumente defendida na literatura. Nota-se um número expressivo de autores que estudam o seu significado e a sua promoção, mas parece ser sutil a quantidade de estudos que visam fazer a sua avaliação. Com isso, o presente artigo teve como objetivo pesquisar, nacionalmente, quais são os instrumentos de avaliação da AC mais empregados em nosso contexto. A partir de uma revisão de literatura nacional, buscou-se trabalhos que empregassem questionários de mensuração da AC como ferramenta de coleta de dados. Como resultado, foi possível observar um total de 97 estudos. Neles, 8 questionários diferentes foram usados. Cada um foi descrito e algumas de suas características foram analisadas de maneira quantitativa. Para estudos futuros, sugere-se uma análise de maior abrangência, buscando contemplar a dimensão qualitativa dos estudos recuperados.

Palavras-chave: Alfabetização científica; Questionário; Revisão de literatura.

 

Abstract

The promotion of Scientific Literacy (SL) is commonly defended in the literature. There is an expressive number of authors who study its meaning and its promotion, but it seems to be subtle the number of studies aimed at making their evaluation. With this, this article aimed to research, in the national literature, which are the instruments for evaluating SL most used in our context. From a review of national literature, we sought studies that used SL measurement questionnaires as a data collection tool. As a result, it was possible to observe a total of 97 studies. In them, 8 different questionnaires were used. Each was described and some of its characteristics were analyzed quantitatively. For future studies, a larger analysis is suggested, seeking to contemplate the qualitative dimension of the recovered studies.

Keywords: Scientific literacy; Questionnaire; Literature review.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Alves Vizzotto, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Doutor em Educação em Ciências pela UFRGS (2019). Mestre em Educação em Ciências pela FURG (2017). Graduado em Física Licenciatura pela UPF (2014). É professor na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, atuando na Graduação em Ciências Naturais e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências. Tem experiência na área de Educação em Ciências, com ênfase em mensuração da Alfabetização Científica, Física aplicada ao trânsito e retenção dos conhecimentos de Física em egressos do Ensino Médio.

E-mail: patrickvizzoto@unifesspa.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1613-4858

 

Downloads

Publicado

01/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 323
  • pdf downloads: 318

Como Citar

ALVES VIZZOTTO, P. Quais são os instrumentos de avaliação da alfabetização científica mais utilizados nas pesquisas do Brasil? What are the most used instruments for the evaluation of Scientific Literacy in Research in Brazil?. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4515. Acesso em: 8 maio. 2024.