Reflexões para uma pedagogia contemporânea: para além da concorrência e do desempenho
Thoughts for a contemporary pedagogy: beyond competition and performance
Resumo
A obra “Educação ou Barbárie? Uma escolha para a sociedade contemporânea”, escrita por Bernard Charlot, lançada em 2020, pela editora Cortez, não poderia ter chegado em momento mais oportuno ao cenário educacional. Afirma-se isso, considerando os desafios, em termos pedagógicos, que a pandemia da COVID-19 vem apresentando, desde seu início, para professores, estudantes, famílias, escolas e redes de ensino. Nesse sentido, a presente resenha crítica da obra busca constituir-se em uma apresentação e convite para futuros leitores, ensaiando, ao final, algumas implicações da tese sustentada por Charlot, para uma necessária repactuação com relação às bases e os princípios da educação que desejamos defender: uma educação do humano, que possa nos afastar da barbárie.
Palavras-chave: Educação; Pedagogia; Teoria Educacional.
Abstract
The book “Education ou barbarie: Pour une anthropo-pédagogie contemporaine”, written by Bernard Charlot, released in 2020, by Cortez publishing company, could not have arrived at a more appropriate moment to the educational context. This is stated, considering the challenges, in pedagogical terms, that the COVID-19 pandemic has been introducing, since its beginning, for teachers, students, families, schools and educational institutions. In this sense, the present critical review of the book intends to provide a presentation and invitation to future readers, discussing, in the end, some implications of the thesis supported by Charlot, for a necessary renegotiation in relation to the foundation and principles of education that we want to defend: an education of the/for the human, which can distance us from barbarism.
Keywords: Education; Pedagogy; Teoria Educacional.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 871
- pdf downloads: 412