Reflexões para uma pedagogia contemporânea: para além da concorrência e do desempenho

Thoughts for a contemporary pedagogy: beyond competition and performance

Autores

  • Renata Porcher Scherer renatapscherer@gmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
  • Rosemary Kennedy José dos Santos Marques rosemary.kennedy@educaesteio.com.br
    Secretaria Municipal de Educação de Esteio-RS https://orcid.org/0000-0003-4163-7457

Resumo

A obra “Educação ou Barbárie? Uma escolha para a sociedade contemporânea”, escrita por Bernard Charlot, lançada em 2020, pela editora Cortez, não poderia ter chegado em momento mais oportuno ao cenário educacional. Afirma-se isso, considerando os desafios, em termos pedagógicos, que a pandemia da COVID-19 vem apresentando, desde seu início, para professores, estudantes, famílias, escolas e redes de ensino. Nesse sentido, a presente resenha crítica da obra busca constituir-se em uma apresentação e convite para futuros leitores, ensaiando, ao final, algumas implicações da tese sustentada por Charlot, para uma necessária repactuação com relação às bases e os princípios da educação que desejamos defender: uma educação do humano, que possa nos afastar da barbárie.

Palavras-chave: Educação; Pedagogia; Teoria Educacional.

 

Abstract

The book “Education ou barbarie: Pour une anthropo-pédagogie contemporaine”, written by Bernard Charlot, released in 2020, by Cortez publishing company, could not have arrived at a more appropriate moment to the educational context. This is stated, considering the challenges, in pedagogical terms, that the COVID-19 pandemic has been introducing, since its beginning, for teachers, students, families, schools and educational institutions. In this sense, the present critical review of the book intends to provide a presentation and invitation to future readers, discussing, in the end, some implications of the thesis supported by Charlot, for a necessary renegotiation in relation to the foundation and principles of education that we want to defend: an education of the/for the human, which can distance us from barbarism.

Keywords: Education; Pedagogy; Teoria Educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Porcher Scherer, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense e no Mestrado Profissional em Educação Profissional em Rede (ProfEPT). Integra o Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças (GIPEDI/CNPq) e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica (GEPEPT/CNPq).

E-mail: renatapscherer@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2331-1453

Rosemary Kennedy José dos Santos Marques, Secretaria Municipal de Educação de Esteio-RS

Doutoranda, Mestra em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora no Ensino Superior na Pós-Graduação Grupo Verbo Educacional (GVE-PoA), Faculdades Dom Bosco (IEB-Carazinho) e Instituto Porto Alegre (IPA-PoA) na Educação Básica – Secretaria Municipal de Educação de Esteio-RS e Sapucaia do Sul-RS. Integra o Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças (GIPEDI/CNPq).

E-mail: rosemary.kennedy@educaesteio.com.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4163-7457

Downloads

Publicado

01/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 871
  • pdf downloads: 412

Como Citar

PORCHER SCHERER, R.; DOS SANTOS MARQUES, R. K. J. Reflexões para uma pedagogia contemporânea: para além da concorrência e do desempenho: Thoughts for a contemporary pedagogy: beyond competition and performance . Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4512. Acesso em: 8 dez. 2024.