A atual investida do capital na formação das juventudes nos Ensinos Médio e Profissional

The current capital onslaught on the youths’ training in High School and Vocational Teaching

Autores

Resumo

Os Ensinos Médio e Profissional são alvos de reformas que incidem na formação das juventudes brasileiras, requerendo a compreensão das relações sociais nas quais se inserem. Por intermédio de pesquisa bibliográfica e documental, de caráter qualitativo e amparada no referencial teórico-metodológico do materialismo histórico, o atual Ensino Profissional é analisado no âmbito do Ensino Médio brasileiro, com seus impactos para as juventudes, relacionando-o com a lógica do capital. Em síntese, depreende-se que a formação dos jovens atende às necessidades de adequação à lógica contraditória do capital que, estrategicamente, faz investidas na educação pública para se reproduzir. O enfrentamento desse processo, consequentemente, exige uma ação extremamente complexa, pois está vinculada a embates coletivos radicais pela superação dessa sociabilidade.

Palavras-chave: Capital; Juventudes; Ensinos Médio e Profissional.

 

Abstract

High school and vocational teaching are reforms targets upon Brazilian Youth, what require understanding social relationships on they are inserted in. Through bibliographical and documental research with qualitative approach and based on the historical materialism as theoretical-methodological framework, vocational teaching is analyzed within the Brazilian High school context with its impacts on youth, relating it to the capital logic. To sum up, it appears that the training of young people is addressed to the adequacy to the contradictory capital logic, which strategically onslaught on public education to reproduce itself. Facing this process consequently requires an extremely complex action because it is linked to radical collective struggles to overcome this sociability.

Keywords: Capital; Youth; High school and Vocational teaching.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joseane Vieira Cavalcante de Camargo, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Campus Paranavaí

Bolsista da Fundação Araucária em Pesquisa de Iniciação Científica. Licencianda do curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Paraná -UNESPAR, Campus de Paranavaí. Pesquisa na área de Trabalho e Educação. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa Trabalho e Educação da Sociabilidade e Capital (GEPTESC/CNPQ). E-mail: joseanevieiracamargo14@gmail.com.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9228-0075.

 

Neide de Almeida Lança Galvão Favaro, Universidade Estadual do Paraná - Unespar, Campus de Paranavaí­

Doutora em Educação (UFSC), Professora Adjunta no Colegiado de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR, na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Paranavaí. Lí­der do Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho e Educação na Sociabilidade do Capital (GEPTESC/CNPQ), e integrante do Grupo de Estudos Capital, Trabalho e Educação (GECATE/CNPQ). E-mail: neidegafa@hotmail.com.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0569-7225.

Priscila Semzezem, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Campus Paranavaí

Doutoranda em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina (2012) e Professora da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Campus de Paranavaí. Vice-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho e Educação na Sociabilidade do Capital (GEPTESC/CNPQ).

E-mail: priscilasemzezem@hotmail.com.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5410-2585.

Downloads

Publicado

12/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 146
  • pdf downloads: 189

Como Citar

CAMARGO, J. V. C. de .; FAVARO, N. de A. L. G.; SEMZEZEM, P. . A atual investida do capital na formação das juventudes nos Ensinos Médio e Profissional: The current capital onslaught on the youths’ training in High School and Vocational Teaching. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4501. Acesso em: 4 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)