Homeschooling no Brasil, uma ameaça à democratização do ensino

Homeschooling in Brazil, a threat to the democratization of education

Autores

Resumo

Neste artigo, discute-se o homeschooling, modelo de educação que está em evidência no Brasil. Apresentam-se considerações sobre a educação domiciliar, dados da legislação brasileira, justificativas e perfil dos apoiadores. São abordados aspectos referentes à função social da escola, de modo a evidenciar sua possibilidade democrática, a questão da formação docente e a importância de profissionais qualificados para atuar na educação. Trata-se de um estudo bibliográfico pautado em Boudens (2001), Giroux (1992), Moreira (2017), Saviani (1980), Vasconcellos (2016) e Wendler e Flach (2020). Conclui-se que, no Brasil, o homeschooling é enaltecido, tendo relação direta com a ascensão do conservadorismo ao poder, e a viabilidade de sua legalização representa uma ameaça, pois visa à privatização, à busca por vantagens individuais, além de retirar dos alunos a oportunidade de desenvolvimento por meio de um amplo convívio social.

Palavras-chave: Homeschooling, educação domiciliar, escola.

 

Abstract

In this paper, homeschooling is discussed, an education model that is in evidence in Brazil. Considerations about homeschooling, data from Brazilian legislation, justifications and the profile of supporters are presented. Aspects related to the social function of the school are addressed, in order to highlight its democratic possibility, the issue of teacher training and the importance of qualified professionals to work in education. This is a bibliographic study based on Boudens (2001), Giroux (1992), Moreira (2017), Saviani (1980), Vasconcellos (2016) and Wendler and Flach (2020).It is concluded that, in Brazil, homeschooling is praised,  having a direct relationship with the rise of conservatism to power, and the feasibility of its legalization represents a threat, as it aims at privatization, the search for individual advantages, in addition to withdrawing from students the opportunity for development through broad social interaction.

Keywords: Homeschooling, education at home, school.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franciele Stefanello, UEPG

Mestre em Educação pela UEPG e professora dos Anos Iniciais na Rede Municipal de Ponta Grossa. ORCID: 0000- 0003- 4048 – 6968

Susana Soares Tozetto, UEPG

Doutora em Educação/UNESP/SP. Docente da UEPG Departamento de Educaçao e PPGE. ORCID: 0000-0002-1696-677X. Email: tozettosusana@hotmail.com

 

Downloads

Publicado

01/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 383
  • pdf downloads: 329

Como Citar

STEFANELLO, F. .; TOZETTO, . S. S. Homeschooling no Brasil, uma ameaça à democratização do ensino: Homeschooling in Brazil, a threat to the democratization of education. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4500. Acesso em: 18 abr. 2024.