O atendimento educacional especializado na pandemia de covid-19: práticas dos professores das salas de recursos multifuncionais1

Specialized educational service in the covid-19 pandemic: teachers' practices in multifunctional resources classrooms

Autores

Resumo

Resumo

O objetivo deste artigo é caracterizar e analisar a atuação dos professores das salas de recursos multifuncionais (SRM) durante a pandemia de Covid-19. Foi realizada pesquisa exploratória descritiva, com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foram realizadas sessões de grupo focal. Participaram do estudo os professores das SRM que ofertam atendimento educacional especializado na rede municipal de ensino de uma cidade do interior de Mato Grosso do Sul. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Observou-se o impacto que a pandemia causou na rotina de atendimento dos estudantes. Destaca-se o importante papel desempenhado pelo professor da SRM por intermédio de ações de apoio e colaboração, apontando os desdobramentos, esforços e estratégias pedagógicas para promover a inclusão escolar.

Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado; Salas de Recursos Multifuncionais; Covid-19.

 

Abstract

This paper aims to characterize and analyze the performance of the teachers in multifunctional resources classrooms (MRC) during the Covid-19 pandemic. We carried out a descriptive exploratory research, with qualitative approach. Focus group sessions were performed for data collection. The study included MRC teachers who offered specialized educational service in the municipal school system of a city in the countryside of Mato Grosso do Sul. The data was analyzed by content analysis. The impact that the pandemic has had on the routine care of students was observed. We highlight the important role played by the MRC teacher through support and collaboration actions, pointing out the consequences, efforts, and pedagogical strategies to promote school inclusion.

Keywords: Specialized Educational Service; Multifunctional Resources Classrooms; Covid-19.

 

Biografia do Autor

Luciene Barbosa Vitor Lima, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Grande Dourados e mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados. E-mail: luciene51.lima@gmail.com

https://orcid.org/0000-0002-0657-5118

Aline Maira da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos, mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos. Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados. E-mail: alinesilva@ufgd.edu.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8439-0477

 

Andressa Santos Rebelo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduação em Matemática-Licenciatura pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, mestrado em Educação e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Realiza estágio pós-doutoral pela Universidade Federal da Grande Dourados. Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. E-mail: andressarbl@gmail.com     Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1873-5622

Downloads

Publicado

01/12/2021