Reflexões sobre os métodos de pesquisa em educação
Reflections on research methods in education
Resumo
O presente texto apresenta a resenha da obra Questões de método na construção da pesquisa em educação, de Evandro Ghedin e Maria Amélia Santoro Franco. O livro integra a série Saberes Pedagógicos da coleção Docência em Formação, contém 254 páginas e está dividido em 6 capítulos. O objetivo central é repensar os pressupostos da pesquisa científica conforme as especificidades do ato pedagógico. São feitas reflexões acerca da pesquisa em educação como requisito necessário à prática docente exercida de modo crítico e reflexivo. Os autores propõem o redimensionamento dos pressupostos da pesquisa científica especificamente para o ato pedagógico, considerando-se questões metodológicas que ponderem sobre as especificidades da práxis educativa.
Palavras-chave: Educação; Metodologia de pesquisa; Produção de conhecimento.
Abstract
This text presents the review of the work Questions of method in the construction of research in education, by Evandro Ghedin and Maria Amélia Santoro Franco. The book is part of the Pedagogical Knowledge series of the Teaching in Training collection, contains 254 pages and is divided into 6 chapters. The central objective is to rethink the assumptions of scientific research according to the specificities of the pedagogical act. Reflections are made about research in education as a necessary requirement for the teaching practice exercised in a critical and reflective way. The authors propose the resizing of the assumptions of scientific research specifically for the pedagogical act, considering methodological questions that consider the specificities of educational praxis.
Keywords: Education; Research methodology; Knowledge production.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 379
- pdf downloads: 188