As contribuições da psicomotricidade para o ensino de lutas na escola

The contributions pf psychomotricity to teaching struggle at school

Autores

Resumo

O objetivo deste trabalho consiste em investigar as contribuições da Psicomotricidade para o ensino de lutas na escola. No campo das lutas, muito se discute a respeito da expressão corpo e mente em equilíbrio. Com o propósito de contemplar o objetivo do nosso trabalho, adotamos a pesquisa qualitativa, de caráter exploratória. A fundamentação teórica se encontra baseada nas ideias de Ferreira (2012), Darido e Rufino (2015) e Fonseca (2004), dentre outros. Este trabalho tem relevância devido à complexidade da modalidade discutida e as possiblidades para formação dos sujeitos no âmbito escolar. Concluímos que este estudo se traduz na recomendação de que para alcançarmos uma melhor formação dos professores de lutas da escola é recomendável que os cursos de Licenciatura em Educação Física desenvolvam um currículo que oportunize aos seus alunos uma melhor apropriação da Psicomotricidade.

Palavras-chave: Psicomotricidade; Ensino de Lutas; Escola.

 

Abstract

The objective of this work is to investigate the contributions of Psychomotricity for the Teaching of Fights at school. In the field of fights, much is discussed about the expression body and mind in balance. In order to contemplate the objective of our work, we adopted qualitative, exploratory research. The theoretical foundation is based on the ideas of Ferreira (2012), Darido and Rufino (2015) and Fonseca (2004), among others. This work is relevant due to the complexity of the modality discussed and the possibilities for training subjects in the school environment. We conclude that this study translates into the recommendation that, in order to achieve a better training of the school's struggle teachers, it is recommended that the Physical Education Degree courses develop a curriculum that provides their students with a better appropriation of Psychomotricity.

Keywords: Psychomotricity; Fight Teaching; School.

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Lailson dos Santos Nogueira, Centro Universitário Ateneu

Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário Ateneu (Uniateneu). E-mail: lailsonprofissional@gmail.com; Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1084-2538

 

Carlos Alexandre Holanda Pereira, Universidade Estadual Ceará - UECE

Doutorando em Educação - Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE-2018). Mestre em Educação - Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE-2017) na linha de Formação, Didática e Trabalho Docente (Bolsista FUNCAP). Graduado em Educação Física pela Faculdade Católica do Ceará - CREF 007054 G/CE e Especialista em Fisiologia do Exercício Prescrição do Treinamento (FVJ). Graduando em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Professor de Atividades Recreativas nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Ministrou as disciplinas de Cineantropometria, Didática na Educação Física e Métodos do Ensino da Educação Física no Instituto Dom José conveniado com a Universidade Estadual Vale do Acaraú e na Faculdade Ratio. Pertence ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Educadores - GEPEFE. Interesse de estudos: Formação de Professor, Didática e Currículo. Atualmente Professor do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Ateneu - UNIATENEU (Disciplinas: Didática, Metodologia do Ensino de Lutas, Aprendizagem Motora, Estágio I, Ensino Fundamental e Ensino Médio e EJA). E-mail: profalexandreholanda@yahoo.com.br; Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2347-3380.

Jarles Lopes de Medeiros, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando e Mestre em Educação (UFC). Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica (FALC). Graduado em Pedagogia (UECE) e Licenciado em Língua Portuguesa e suas Literaturas (FGF). Professor no Curso de Pedagogia da UECE. Professor de Língua Portuguesa na Secretaria da Educação do Ceará (Seduc). Tutor no Curso de Pedagogia da UAB/UECE. Pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa Ética, Educação e Formação Humana, cadastrado no CNPq e vinculado ao Centro de Educação (CED) da UECE. E-mail: jarlelope@gmail.com; Orcid: http://orcid.org/0000-0003-0942-6764. 

Downloads

Publicado

01/08/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 436
  • pdf downloads: 321

Como Citar

NOGUEIRA, V. L. dos S. .; HOLANDA PEREIRA, . C. A.; MEDEIROS, J. L. de. As contribuições da psicomotricidade para o ensino de lutas na escola: The contributions pf psychomotricity to teaching struggle at school. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 32, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4478. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos