As contribuições da psicomotricidade para o ensino de lutas na escola
The contributions pf psychomotricity to teaching struggle at school
Resumo
O objetivo deste trabalho consiste em investigar as contribuições da Psicomotricidade para o ensino de lutas na escola. No campo das lutas, muito se discute a respeito da expressão corpo e mente em equilíbrio. Com o propósito de contemplar o objetivo do nosso trabalho, adotamos a pesquisa qualitativa, de caráter exploratória. A fundamentação teórica se encontra baseada nas ideias de Ferreira (2012), Darido e Rufino (2015) e Fonseca (2004), dentre outros. Este trabalho tem relevância devido à complexidade da modalidade discutida e as possiblidades para formação dos sujeitos no âmbito escolar. Concluímos que este estudo se traduz na recomendação de que para alcançarmos uma melhor formação dos professores de lutas da escola é recomendável que os cursos de Licenciatura em Educação Física desenvolvam um currículo que oportunize aos seus alunos uma melhor apropriação da Psicomotricidade.
Palavras-chave: Psicomotricidade; Ensino de Lutas; Escola.
Abstract
The objective of this work is to investigate the contributions of Psychomotricity for the Teaching of Fights at school. In the field of fights, much is discussed about the expression body and mind in balance. In order to contemplate the objective of our work, we adopted qualitative, exploratory research. The theoretical foundation is based on the ideas of Ferreira (2012), Darido and Rufino (2015) and Fonseca (2004), among others. This work is relevant due to the complexity of the modality discussed and the possibilities for training subjects in the school environment. We conclude that this study translates into the recommendation that, in order to achieve a better training of the school's struggle teachers, it is recommended that the Physical Education Degree courses develop a curriculum that provides their students with a better appropriation of Psychomotricity.
Keywords: Psychomotricity; Fight Teaching; School.
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