A presença da categoria experiência no âmbito da produção científica das subáreas sociocultural e pedagógica da Educação Física brasileira

The presence of the category experience within the scope of scientific production in the sociocultural and pedagogical sub-areas of Brazilian Physical Education

Autores

  • Daniel Monteiro do Carmo Braga danibraga719@gmail.com
  • George Ivan da Silva Holanda geo.holanda07@gmail.com
    Universidade Federal de Goiás
  • Gabriel Carvalho Bungenstab gabrielcarv@msn.com
    Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Este artigo procura compreender como se dá a presença do termo “experiência” na produção científica da Educação Física (EF) brasileira. Para responder a essa indagação, num primeiro momento, o texto apresenta o percurso metodológico a partir de revisão de literatura, em termos de artigos científicos, em cinco revistas do campo da EF brasileira. No que tange aos resultados, notou-se que, apesar de quantitativamente o número de publicações sobre o termo não ser expressivo, qualitativamente o debate é intenso e plural. É plural, pois comporta diversas concepções do termo “experiência” de autores como Walter Benjamin, Larrosa Bondía, Hans-Georg Gadamer e Hildebrandt-Stramann. É intenso pelo fato de termos percebido a recorrência de artigos voltados para a formação de professores de EF.

Palavras-chave: Educação Física; Experiência; Pesquisa científica;

 

Abstract

This article seeks to understand how the term “experience” is present in the scientific production of Brazilian Physical Education (PE). To answer this question, at first, the text presents the methodological path based on a literature review, in terms of scientific articles, in five journals in the field of Brazilian PE. Regarding the results, it was noted that, although quantitatively the number of publications on the term is not expressive, qualitatively the debate is intense and plural. It is plural, as it includes different conceptions of the term “experience” by authors such as Walter Benjamin, Larrosa Bondía, Hans-Georg Gadamer and Hildebrandt-Stramann. It is intense because we have noticed the recurrence of articles aimed at training PE teachers.

Keywords: Physical Education; Experience; Scientific research;

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Monteiro do Carmo Braga

Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás - UEG.

E-mail:  danibraga719@gmail.com Orcid:  https://orcid.org

George Ivan da Silva Holanda, Universidade Federal de Goiás

Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás – UEG. Mestrando em Educação Física pelo programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Goiás – UFG.

E-mail: geo.holanda07@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4671-7555

Gabriel Carvalho Bungenstab, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Faculdade de Ciências Sociais (FCS) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor Efetivo do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás (UEG).Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Esporte, Lazer e Comunicação (GEPELC - UFG) e do Observatório de Educação Física e Esporte (OEFE-UEM). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Goiás.

E-mail: gabrielcarv@msn.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3100-1538

Downloads

Publicado

01/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 173
  • pdf downloads: 127

Como Citar

BRAGA, D. M. do C.; HOLANDA, . G. I. da S. .; BUNGENSTAB, G. C. A presença da categoria experiência no âmbito da produção científica das subáreas sociocultural e pedagógica da Educação Física brasileira: The presence of the category experience within the scope of scientific production in the sociocultural and pedagogical sub-areas of Brazilian Physical Education. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4450. Acesso em: 26 abr. 2024.