Mudanças na Educação: relatos de educadores(as) da Educação Básica do Médio Vale do Itajaí (SC) em tempos de Covid

Changes in Education: reports from educators of the Basic Education from the Middle Itajaí Valley (SC) in Covid times

Autores

Resumo

O artigo problematiza as mudanças que vêm ocorrendo no contexto educacional brasileiro, a partir da percepção de educadores(as) da Educação Básica das redes de ensino pública e privada de duas cidades do Médio Vale do Itajaí (SC). Na pesquisa de abordagem quanti-quali e caráter exploratório, realizou-se a aplicação de um questionário online. Primeiramente, desenvolve-se a situação problema. Em seguida, discutimos a crise climática global e a crise sanitária mundial gerada pela pandemia de Covid-19 e sua relação com as mudanças que estamos enfrentando. Também apresentamos as respostas do questionário, buscando refletir sobre as percepções dos educadores(as) acerca das mudanças no contexto da Educação.

Palavras-chave: Educação; Mudanças; Covid-19

 

Abstract

The article problematizes the changes that are taking place in the Brazilian educational context, based on the perception of Basic Education educators from public and private education networks in two cities from the Middle Itajaí Valley (SC). In the quanti-quali and exploratory character approach research, an online questionnaire was applied. We discuss the global climate and health crises generated by the Covid-19 pandemic and its relation to the changes we are facing. We also present the answers to the questionnaire, seeking to reflect on the perceptions of the educators about changes in the context of Education.

Keywords: Education; Changes; Covid-19

 

 

Biografia do Autor

Patricia Tatiana Raasch, Universidade Regional de Blumenau

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras - CCEAL da Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB. Integrante do grupo de pesquisa Saberes de si, vinculado a linha de pesquisa Educação, Cultura e Dinâmicas Sociais. Integra também o grupo de estudos Biopolítica, Modos de Vida e Processos de Subjetivação na Contemporaneidade, vinculado ao curso de Psicologia da FURB, coordenado pelo prof. Dr. Rodrigo Díaz de Vivar y Soler. Bolsista Capes. Possui graduação em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2011) e Especialização em Metodologia de Ensino de História pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI), concluída em 2015. E-mail: profpatriciaraasch@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6290-8351.

Ketlin Braatz, FURB

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Regional de Blumenau - Santa Catarina (FURB), na linha de pesquisa Educação, Cultura e Dinâmicas Sociais. Formada em Pedagogia pela Universidade Regional de Blumenau. E-mail: kbraatz26@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1397-6737

Celso Kraemer, FURB

 

Licenciado em Filosofia pela UNIFEBE de Brusque (1990), mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2003) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Professor titular da Universidade Regional de Blumenau desde 1991, lotado no Departamento de Ciências Sociais e Filosofia e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, atuando área de Filosofia da 16 Educação, Epistemologia da Educação. Docente na Faculdade São Luiz desde 2002. Líder do Grupo de Pesquisa Saberes de Si, vinculado ao PPGE/FURB. E-mail: kraemer250@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2406-9638.

 

Downloads

Publicado

01/12/2021