Um caleidoscópio sobre a formação: análise da proposta curricular do curso de educação física da UFTM

A kaleidoscope about formation: analysis of the curricular proposal of the physical education course of UFTM

Autores

  • Augusto Corrêa de Queiroz Freitas augustocorreadeqf@gmail.com
    Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • José Carlos dos Santos jcprofedf@gmail.com
    Universidade Federal do Triângulo Mineiro https://orcid.org/0000-0003-0283-0289

Resumo

Resumo

O objetivo foi analisar o Projeto Pedagógico do Curso de bacharelado em Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, buscando compreender a intencionalidade da proposta formativa a partir dos objetivos do curso, do perfil profissional do egresso e das dimensões de conhecimento. O estudo de abordagem qualitativa, com objetivo descritivo-exploratório, teve como instrumento o roteiro de Cellard e para análise a técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados apontam os objetivos para o saber-fazer tendo distanciamento quanto ao perfil profissional e, as dimensões de conhecimento favorecendo a formação específica do curso. Consideramos fundamentais investigações que visem identificar quais ações são postas em prática para formação de novos profissionais.

Palavras-chave: Conhecimentos; Currículo; Formação.  

 

Abstract:

The objective was to analyze the Pedagogical Project of the Bachelor's Degree in Physical Education at the Universidade Federal do Triângulo Mineiro, seeking to understand the intentionality of the formative proposal from the course objectives, the professional profile of the student and the dimensions of knowledge. The study of qualitative approach, with descriptive-exploratory objective, had as instrument the Cellard script and for analysis the technique of Content Analysis. The results point to the objectives for the know-how, having distance as to the professional profile and the dimensions of knowledge favoring the specific formation of the course. We consider fundamental investigations that aim to identify which actions are put into practice for the formation of new professionals.  
Keywords: Knowledge; Curriculum; Formation.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Augusto Corrêa de Queiroz Freitas, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Minas Gerais – UEMG
Bacharelando em Educação Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Email: augustocorreadeqf@gmail.com           Orcid: 0000-0003-4314-4832

José Carlos dos Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professor Universitário no curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM. Doutorando em Educação, Mestre em Educação Física, Licenciado em Educação Física. Especialista em Docência - IFMG e Pós-Graduando em Pedagogia Universitária pela UFTM. Bolsista de Doutorado pela FAPEMIG, Pesquisador-membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento – NUCORPO. Email: jcprofedf@gmail.com             Orcid: 0000-0003-0283-0289

Downloads

Publicado

01/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 159
  • pdf downloads: 195

Como Citar

CORRÊA DE QUEIROZ FREITAS, A.; DOS SANTOS, J. C. Um caleidoscópio sobre a formação: análise da proposta curricular do curso de educação física da UFTM: A kaleidoscope about formation: analysis of the curricular proposal of the physical education course of UFTM. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4438. Acesso em: 19 nov. 2024.