Um caleidoscópio sobre a formação: análise da proposta curricular do curso de educação física da UFTM
A kaleidoscope about formation: analysis of the curricular proposal of the physical education course of UFTM
Resumo
Resumo
O objetivo foi analisar o Projeto Pedagógico do Curso de bacharelado em Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, buscando compreender a intencionalidade da proposta formativa a partir dos objetivos do curso, do perfil profissional do egresso e das dimensões de conhecimento. O estudo de abordagem qualitativa, com objetivo descritivo-exploratório, teve como instrumento o roteiro de Cellard e para análise a técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados apontam os objetivos para o saber-fazer tendo distanciamento quanto ao perfil profissional e, as dimensões de conhecimento favorecendo a formação específica do curso. Consideramos fundamentais investigações que visem identificar quais ações são postas em prática para formação de novos profissionais.
Palavras-chave: Conhecimentos; Currículo; Formação.
Abstract:
The objective was to analyze the Pedagogical Project of the Bachelor's Degree in Physical Education at the Universidade Federal do Triângulo Mineiro, seeking to understand the intentionality of the formative proposal from the course objectives, the professional profile of the student and the dimensions of knowledge. The study of qualitative approach, with descriptive-exploratory objective, had as instrument the Cellard script and for analysis the technique of Content Analysis. The results point to the objectives for the know-how, having distance as to the professional profile and the dimensions of knowledge favoring the specific formation of the course. We consider fundamental investigations that aim to identify which actions are put into practice for the formation of new professionals.
Keywords: Knowledge; Curriculum; Formation.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 162
- pdf downloads: 195