Análise ótico do trato sobre inclusão na educação no encontro regional de biologia do nordeste (2010-2020)
Optical analysis of the treatment on inclusion in education at the northeast regional biology meeting (2010-2020)
Resumo
A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular ainda tem muito a se desenvolver, e por mais que seja discutido em inúmeros espaços e reuniões, o tema ainda transpassa o campo da incerteza e incompreensão. O objetivo foi avaliar como esse processo vem sendo tratado no Encontro Regional de Ensino de Biologia (EREBIO). De caráter qualitativo o presente estudo se deu por meio da análise descritiva e transversal único, selecionando um recorte das publicações no intervalo de 2010 - 2020. O campo amostral incluiu 20 trabalhos, dentre os 1211 publicados, analisados a partir do modelo proposto por Bardin (2011). Observou-se que apenas 1,65% dos trabalhos citavam Educação inclusiva. Apesar do ensino da Língua Brasileira de Sinais ser obrigatório nas universidades, apenas 2 estudos tratavam dessa temática. Conclui-se que existe uma carência em publicações/investigações do tema na EREBIO, evidenciando a necessidade de formações que promovam o desenvolvimento desses profissionais para a atuação em ambientes plurais de ensino.
Palavras-chave: Biologia; Educação Inclusão; Ensino.
Abstract
The Inclusion of students with special needs in regular education still has a lot to be developed, and even though it is discussed in countless spaces and meetings, this issue still crosses the field of uncertainty and misunderstanding. The aim of this study was to evaluate how this process has been dealt with at the Encontro Regional de Biologia (EREBIO). Being a qualitative study, the methodology used was descriptive and cross-sectional analysis, selecting a group of publications in the range 2010 - 2020. The samples included 20 works, among 1211 published, analyzed using the model proposed by Bardin (2011). It was observed that only 1.65% of the works cited inclusive education. Although the teaching of Brazilian Sign Language is mandatory at universities, only 2 studies addressed it. It is concluded that there is a lack of publications/investigations on the subject at EREBIO, highlighting the need for training that promotes the development of these professionals to work in plural teaching environments.
Keywords: Biology; Inclusive Education; Education.
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