Projeto de Leitura e Letramento Literário: um relato de experiência na Educação do Campo
Reading and Literary Literacy project: an experience report in Rural Education
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo documentar o Projeto de Leitura e Letramento Literário pensado e aplicado por uma professora de Língua Portuguesa no contexto da Educação do Campo no interior do Pará. Foram adotados os procedimentos metodológicos de cunho bibliográfico na qual discute-se questões como, Educação do Campo, leitura e letramento literário e também descritivo no qual relata-se experiências a partir da execução do Projeto de Leitura e Letramento Literário. Para tanto, pautou-se em autores como: Babtista (2014), Caldart (2009), Cosson (2009), Freire (1992) e Zilberman (2008). Segundo o relato obtido, os resultados foram satisfatórios, tendo em vista que os alunos não se limitaram às propostas da professora, demonstrando criatividade e compreensão dos gêneros estudados, o que culminou em excelentes produções textuais e artísticas.
Palavras-chave: Leitura; Letramento Literário; Educação do Campo.
Abstract
The present study has the objective to document the Reading and Literary Literacy Project envisioned and applied by a Portuguese teacher in the context of Rural Education in the Pará State countryside. We adopted bibliographic methodological procedures in which we discuss issues such as Rural Education, reading and literary literacy and also descriptive in which we report our experiences from the execution of the Reading and Literary Literacy Project. To do so, this study was based on authors such as: Babtista (2014), Caldart (2009), Cosson (2009), Freire (1992) e Zilberman (2008). According to the report obtained, the results were satisfactory, considering that the students did not limit themselves to the teacher's proposals, demonstrating creativity and understanding of the studied genres, which culminated in excellent textual and artistic productions.
Keywords: Reading; Literary Literacy; Rural Education.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 270
- pdf downloads: 210