Projeto de Leitura e Letramento Literário: um relato de experiência na Educação do Campo

Reading and Literary Literacy project: an experience report in Rural Education

Autores

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo documentar o Projeto de Leitura e Letramento Literário pensado e aplicado por uma professora de Língua Portuguesa no contexto da Educação do Campo no interior do Pará. Foram adotados os procedimentos metodológicos de cunho bibliográfico na qual discute-se questões como, Educação do Campo, leitura e letramento literário e também descritivo no qual relata-se experiências a partir da execução do Projeto de Leitura e Letramento Literário. Para tanto, pautou-se em autores como: Babtista (2014), Caldart (2009), Cosson (2009), Freire (1992) e Zilberman (2008). Segundo o relato obtido, os resultados foram satisfatórios, tendo em vista que os alunos não se limitaram às propostas da professora, demonstrando criatividade e compreensão dos gêneros estudados, o que culminou em excelentes produções textuais e artísticas.

Palavras-chave: Leitura; Letramento Literário; Educação do Campo.

 

Abstract

The present study has the objective to document the Reading and Literary Literacy Project envisioned and applied by a Portuguese teacher in the context of Rural Education in the Pará State countryside. We adopted bibliographic methodological procedures in which we discuss issues such as Rural Education, reading and literary literacy and also descriptive in which we report our experiences from the execution of the Reading and Literary Literacy Project. To do so, this study was based on authors such as: Babtista (2014), Caldart (2009), Cosson (2009), Freire (1992) e Zilberman (2008). According to the report obtained, the results were satisfactory, considering that the students did not limit themselves to the teacher's proposals, demonstrating creativity and understanding of the studied genres, which culminated in excellent textual and artistic productions.

Keywords: Reading;  Literary Literacy; Rural Education.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice Corrêa Garcia, IFMG

Graduada em Letras- Língua Portuguesa, Especialista em História, cultura e literatura Afro Brasileira e indígena. Participa do Projeto de pesquisa: (In)visibilidades, Identidades e Diferenças: raça, gênero, sexualidades e outras interseccionalidades na memória cultural, literária e ecológica nos contextos pós/de(s)-coloniais ou no sul global. Atua como professora de Língua Portuguesa na educação básica – Educação Indígena- no interior do Pará. E-mail: Garcia.garciaalice1985@gmail.com

Orcid:  https://orcid.org/0000-0001-6207-9365

Eduardo Henrique Modesto de Morais

  Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa/UFV, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF e Doutor em Geografia pela Universidade de Brasília/UnB. Atualmente, é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Minas Gerais/IFMG - Campus Bambuí. Tem experiência nos seguintes temas/áreas: Geografia; Ensino de Geografia; Educação do Campo; Educação Ambiental e; Educação Não Formal. Orcid: htpps://orcid.com/0000-0002-6021-3679  Email:eduardo.morais@ifmg.edu.br

Downloads

Publicado

01/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 270
  • pdf downloads: 210

Como Citar

CORRÊA GARCIA, A.; MODESTO DE MORAIS, E. H. . Projeto de Leitura e Letramento Literário: um relato de experiência na Educação do Campo: Reading and Literary Literacy project: an experience report in Rural Education. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4430. Acesso em: 8 dez. 2024.