Percepções sobre o Bioma Pampa de acadêmicos de um curso de licenciatura em Ciências da Natureza no sul do Brasil

Perceptions about the Pampa Bioma by students of a Teacher Degree course in Natural Sciences in south Brazil

Autores

Resumo

O Bioma Pampa é apontado por pesquisadores como um ecossistema negligenciado e pouco conhecido e uma das possíveis soluções para esse cenário é a abordagem destas questões no âmbito escolar. Neste sentido, o papel do professor na condução deste processo é de fundamental importância, bem como os cursos de licenciatura que formarão estes profissionais. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar as percepções de acadêmicos de um curso de Ciências da Natureza, no sul do Brasil, acerca do Bioma Pampa e sua importância. De modo geral, os resultados demonstram um conhecimento fragmentado e generalista sobre o bioma, resultado semelhante ao encontrado na literatura para outros níveis do ensino, indicando a necessidade de um melhor desenvolvimento da temática no ensino superior, especialmente na área de ensino de ciências.

Palavras-chave: Percepções de Licenciandos; Ensino de Biologia; Bioma Pampa.

 

Abstract

The Pampa Biome is pointed out by researchers as a neglected ecosystem and one of the possible solutions for this scenario is to address these issues in the school environment. In this sense, the role of the teacher in conducting this process is of fundamental importance, as well as the degree courses that will train these professionals. Thus, the objective of this work was to analyze the perceptions of a Natural Sciences course students, in southern Brazil, about the Pampa Biome and its importance. In general, the results demonstrate a fragmented and generalist knowledge about the biome, a result similar to that found in the literature for other levels of education, indicating the need for better development of the subject in higher education, especially in the area of science education.

Keywords: Perceptions of undergraduates; Biology teaching; Pampa Biome.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício Cendón do Nascimento Ávila, Universidade Federal do Pampa

Mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Pampa em 2020, Especialista em Diversidade e Conservação da Fauna (lato sensu) pela UFRGS em 2012 e Graduado em Ciências Biológicas pela PUCRS em 2009. Possui formação nas áreas de Biologia, Ecologia, Zoologia e Ensino de Ciências e atua, principalmente, na linha de pesquisa de processos de ensino-aprendizagem na Escola, na Universidade e no Laboratório. Pesquisador no Grupo de Pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências - ComCiência. E-mail: mcn.avila@gmail.com. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-6241-9697.

Márcio da Mota Machado Filho, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando no PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM; Mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA; Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha - IFFAR; Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia (lato sensu); Especialista em Geografia Ambiental (lato sensu); Pesquisador no Grupo de Pesquisa em Ambiente, Educação, Cienciometria e Ensino de Ciências - ComCiência. E-mail: marcio.filho@acad.ufsm.br. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-3443-2931.

Edward Frederico Castro Pessano, Universidade Federal do Pampa

Graduado em Ciências Biológicas pela PUCRS em 2003, Especialista em Educação Ambiental pela FACISA em 2005 e Mestre e Doutor em Educação em Ciências pela UFSM, em 2015. Atualmente é Professor na Fundação Universidade Federal do Pampa. Atua principalmente em estudos na área do Ensino de Ciências, Educação Ambiental, Biologia, Zoologia e Ecologia. É Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde da UNIPAMPA e está como Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários da Universidade Federal do Pampa. E-mail: edwardpessano@unipampa.edu.br. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-6322-6416.

 

Downloads

Publicado

01/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 152
  • pdf downloads: 147

Como Citar

CENDÓN DO NASCIMENTO ÁVILA, M.; DA MOTA MACHADO FILHO, M.; CASTRO PESSANO, E. F. Percepções sobre o Bioma Pampa de acadêmicos de um curso de licenciatura em Ciências da Natureza no sul do Brasil: Perceptions about the Pampa Bioma by students of a Teacher Degree course in Natural Sciences in south Brazil. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4385. Acesso em: 24 abr. 2024.