Percepções sobre o Bioma Pampa de acadêmicos de um curso de licenciatura em Ciências da Natureza no sul do Brasil
Perceptions about the Pampa Bioma by students of a Teacher Degree course in Natural Sciences in south Brazil
Resumo
O Bioma Pampa é apontado por pesquisadores como um ecossistema negligenciado e pouco conhecido e uma das possíveis soluções para esse cenário é a abordagem destas questões no âmbito escolar. Neste sentido, o papel do professor na condução deste processo é de fundamental importância, bem como os cursos de licenciatura que formarão estes profissionais. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar as percepções de acadêmicos de um curso de Ciências da Natureza, no sul do Brasil, acerca do Bioma Pampa e sua importância. De modo geral, os resultados demonstram um conhecimento fragmentado e generalista sobre o bioma, resultado semelhante ao encontrado na literatura para outros níveis do ensino, indicando a necessidade de um melhor desenvolvimento da temática no ensino superior, especialmente na área de ensino de ciências.
Palavras-chave: Percepções de Licenciandos; Ensino de Biologia; Bioma Pampa.
Abstract
The Pampa Biome is pointed out by researchers as a neglected ecosystem and one of the possible solutions for this scenario is to address these issues in the school environment. In this sense, the role of the teacher in conducting this process is of fundamental importance, as well as the degree courses that will train these professionals. Thus, the objective of this work was to analyze the perceptions of a Natural Sciences course students, in southern Brazil, about the Pampa Biome and its importance. In general, the results demonstrate a fragmented and generalist knowledge about the biome, a result similar to that found in the literature for other levels of education, indicating the need for better development of the subject in higher education, especially in the area of science education.
Keywords: Perceptions of undergraduates; Biology teaching; Pampa Biome.
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