Revisitando conceitos e construindo dicionário de saberes & políticas educacionais no contexto amazônico

Revisiting concepts and building a dictionary of knowledge and educational policies in the Amazon context

Autores

Resumo

O estudo tem o intuito de apresentar um Dicionário de Políticas Públicas Educacionais dos grupos de pesquisas do ICED/UFPA, construindo Verbetes Teóricos, que abarquem os diversos campos do conhecimento e temáticas apresentando peculiaridades e identitáriedades dos grupos de pesquisas, que fomentam pesquisas nas áreas da Educação Básica. A abordagem qualitativa, a coleta de fonte direta de dados, constituem aportes metodológicos para a análise dos acervos pesquisados (artigos científicos, documentos, periódicos). Os resultados culminaram no conjunto de informações/conhecimentos sobre as especificidades dos grupos, das produções acadêmicas, a estrutura didática da construção dos Verbetes Teóricos, estando em fase de finalização para a comunidade acadêmica. 

Palavras-chave: Educação; Verbetes; Grupos de Pesquisas em Educação.

 

Summary

The study aims to present a Dictionary of Public Educational Policies of the research groups of the ICED / UFPA, building Theoretical Remarks, covering the various fields of knowledge and themes presenting peculiarities and identities of the research groups, which foster research in the areas of Basic education. The qualitative approach, the collection of direct data source, constitutes methodological contributions for the analysis of the researched collections (scientific articles, documents, journals). The results culminated in the set of information / knowledge about the specificities of the groups, of academic productions, the didactic structure of the construction of Theoretical Entries, being in the finalization phase for the academic community.

Keywords: Education; Verbs; Education Research Groups.

Biografia do Autor

José Carlos Cardoso, UFPÁ

Doutor em Educação: currículo - PUC-SP (2013); Mestre em Educação - Linha Políticas Públicas - UFPA (2009); Especialização em Gestão Escolar pela UNAMA (1997) e em Docência do Ensino Superior pela UFRJ (2001). Professor Adjunto III da UFPA, pesquisador do Observatório de Gestão Escolar democrática e Participativa (Observe) vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED). Coordenador do Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Políticas Educacionais e Gestão Escolar - GEPPEGE-UFPA/CNPQ.

E-mail: josecarlos@ufpa.br.   Orcid:  https://orcid.org/0000-0002-9090-8842.

Jorge Antônio Lima de Jesus, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Mestrando em Currículo e Gestão da Escola Básica/PGCGEB - UFPA - Belém - PA. Professor Licenciado em Letras - Língua Portuguesa (UFPA, 2020 - Formando), Pedagogo Licenciado (UFPA, 2016). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Política Educacional & Gestão Escolar -GEPPEGE-UFPA/CNPQ. Membro Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação - INFANCE, vinculado ao Núcleo Transdisciplinares da Educação Básica - NEB/UFPA e ao CNPQ. Professor da Rede Municipal de Ensino de Belém-PA, atuando na Educação Básica na Escola Municipal de Educação do Campo “Milton Monte” , na Ilha do Combu – Belém – PA.

E-mail: pedagogojorgelima@gmail.com.  Orcid:  https://orcid.org/0000-0001-7485-0356

 

 

Downloads

Publicado

11/12/2021