Revisitando conceitos e construindo dicionário de saberes & políticas educacionais no contexto amazônico
Revisiting concepts and building a dictionary of knowledge and educational policies in the Amazon context
Resumo
O estudo tem o intuito de apresentar um Dicionário de Políticas Públicas Educacionais dos grupos de pesquisas do ICED/UFPA, construindo Verbetes Teóricos, que abarquem os diversos campos do conhecimento e temáticas apresentando peculiaridades e identitáriedades dos grupos de pesquisas, que fomentam pesquisas nas áreas da Educação Básica. A abordagem qualitativa, a coleta de fonte direta de dados, constituem aportes metodológicos para a análise dos acervos pesquisados (artigos científicos, documentos, periódicos). Os resultados culminaram no conjunto de informações/conhecimentos sobre as especificidades dos grupos, das produções acadêmicas, a estrutura didática da construção dos Verbetes Teóricos, estando em fase de finalização para a comunidade acadêmica.
Palavras-chave: Educação; Verbetes; Grupos de Pesquisas em Educação.
Summary
The study aims to present a Dictionary of Public Educational Policies of the research groups of the ICED / UFPA, building Theoretical Remarks, covering the various fields of knowledge and themes presenting peculiarities and identities of the research groups, which foster research in the areas of Basic education. The qualitative approach, the collection of direct data source, constitutes methodological contributions for the analysis of the researched collections (scientific articles, documents, journals). The results culminated in the set of information / knowledge about the specificities of the groups, of academic productions, the didactic structure of the construction of Theoretical Entries, being in the finalization phase for the academic community.
Keywords: Education; Verbs; Education Research Groups.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 199
- pdf downloads: 158