Mapas Conceituais como recurso didático-pedagógico para o ensino de literatura na Educação Profissional e Tecnológica

Concept Maps as a Pedagogical Didatic resource for Literature teaching learning process in the Professional and Technological Education

Autores

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão e resultados sobre o potencial dos mapas conceituais como recurso didático-pedagógico. Essa pesquisa buscou responder a seguinte questão: Como os mapas conceituais podem contribuir para a aprendizagem de conceitos de literatura em cursos técnicos sob a perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa? Com o intuito de tentar responder essa questão foi realizada uma revisão bibliográfica sobre a temática buscando apresentar a utilidade dessa estratégia pedagógica no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados obtidos a partir dos instrumentos de coleta desta pesquisa se mostraram satisfatórios e apontaram que os mapas conceituais podem ser utilizados como recurso didático-pedagógico. O experimento evidenciou uma melhoria no processo de ensino e aprendizagem dos alunos e permitiu a identificação de indícios do desenvolvimento de uma aprendizagem significativa.

Palavras-chave: Teoria da Aprendizagem Significativa; Mapas Conceituais; Literatura.

 

Abstract

The presente article aims to reflect about the potential of the concept maps as a pedagogical and didactical resource. This research will answer the following question: How are concept maps able to contribute to the learning of literature concepts in technical courses under the perspective of the Meaningful Learning Theory? In order to answer said question, we developed a bibliographic review about the topic intending to introduce the use of such pedagogical strategy in the learning and teaching process. The results acquired from the collect instruments of this research are satisfactory and showed that the Concept Maps may be used as a didactical-pedagogical resource. The experiment revealed an improvement of the teaching-learning process of the students, allowing a development of a significant approach.

Keywords: Meaningful Learning Theory; Concept Maps; Literature.

Biografia do Autor

Carla Guerra, Instituto Federal Fluminense

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal Fluminense. Docente substituta do Instituto Federal Fluminense. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4816-6283. Email: carlaclguerra@gmail.com

 

Adelson Siqueira Carvalho, Instituto Federal Fluminense

Doutor em informática na educação pelo PPGIE – UFRGS, Professor do Instituto Federal Fluminense – IFF, Docente do Programa Pós graduação em Educação – PROFEPT. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0641-1903. Email: acarval@iff.edu.br

 

Downloads

Publicado

01/12/2021