As tecnologias de informação e comunicação e a formação de professores de matemática: a perspectiva dos educandos

Information and communication technologies and the training of mathematics teachers: the educational perspective

Autores

Resumo

O presente estudo trata sobre a utilização das tecnologias de informação e comunicação na educação (TIC) matemática, faz relação a práticas de professores quanto ao uso das ferramentas tecnológicas para o ensino da matemática. Analisa a utilização das TIC como mediadoras do processo de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa com abordagem quantiqualitativa do tipo multimétodo. Os informantes/sujeitos desta pesquisa são alunos do 6º ano do ensino fundamental II. Como técnicas de coleta de dados/produção de informações, elegemos o questionário e a entrevista semiestruturada, tratados, respectivamente, por meio da estatística descritiva e análise de conteúdo. Nossa pesquisa revelou um quadro desafiador em que as TIC vêm modificando as práticas pedagógicas, mas ainda precisa ser utilizada com seu potencial máximo na educação, pois os saberes dos educandos se limitam em parte a ferramentas de pesquisa na Internet. Defende-se que as práticas pedagógicas voltadas para a inserção efetiva do uso das TIC na Educação, dar-se-ão a partir de projetos políticos pedagógicos em que participem os professores e toda a comunidade escolar.

Palavras-chave: Tecnologias de informação e comunicação; Formação inicial de professores; Práticas pedagógicas.

 

Abstract

This study deals with the use of information and communication technologies in mathematical education (ICT), and relates to the practices of teachers regarding the use of technological tools for teaching mathematics. It analyzes the use of ICT as mediators of the learning process. This is a multi-method research with a quantitative and qualitative approach. The informants / subjects of this research are students of the 6th year of elementary school II. As data collection / information production techniques, we chose the questionnaire and the semi-structured interview, treated, respectively, through descriptive statistics and content analysis. Our research revealed a challenging scenario in which ICTs have been modifying pedagogical practices, but it still needs to be used to its maximum potential in education, as the knowledge of students is limited in part to research tools on the Internet. It is argued that pedagogical practices aimed at the effective insertion of the use of ICT in Education, will take place from pedagogical political projects in which teachers and the entire school community participate.

Keywords: Information and communication technologies; Initial teacher training; Pedagogical practices.

 

Biografia do Autor

Washington Luiz Pedrosa da Silva Junior, Colégio Federal Ten. Rêgo Barros (CTRB)

Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará-UEPA e Licenciado em Pedagogia, Especialista em Fundamentos da Matemática Elementar, Gestão Educacional e Docência do Ensino Básico e Superior, Matemática Financeira e Estatística, Educação do Campo, Didática e Metodologias Ativas de Aprendizagem e Antropologia Brasileira, Professor do Colégio Público Federal Tenente Rêgo Barros-CTRB. E-mail: jwl_pedrosa@hotmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1413-0047

Antônio Luís Parlandin dos Santos, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Educação (UFPA); Mestre em Educação (UEPA/PUC-Rio). Doutorado em Antropologia (em curso); Graduação em Licenciatura em Pedagogia, Enfermagem e Ciências Sociais (concluinte); Especialista em Docência do Ensino Superior, Atenção Básica à Saúde, Metodologia da Pesquisa Científica, Relações Étnico-Raciais para o Ensino Fundamental, Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas e Antropologia Brasileira. É professor do magistério superior da Universidade Federal do Pará. E-mail: luisdocencia3@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4750-3986

Welliton Silva da Silva, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Naturais - Biologia pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2017). Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Inclusão pela Escola Superior da Amazônia - ESAMAZ (2018). Atualmente cursa especialização em Gestão Educacional e Docência do Ensino Básico e Superior no Instituto Carreira de Pós Graduação. No ano de 2018 ingressou como professor de graduação na Universidade Paulista - UNIP, na qual ministra disciplinas para os cursos de Enfermagem e Educação Física. E-mail: wellitonsilva@outlook.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7624-3015

Downloads

Publicado

31/07/2021

Edição

Seção

Artigos