O Estágio Supervisionado: encontro com as obras de Manoel de Barros “O menino do Mato e Exercício de Ser Criança”

The Supervised Internship: encounter with the works of Manoel de Barros the boy from the Mato and the Exercise of Being a Child

Autores

  • Marcia Batista da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Joselma do Nascimento Franco
  • Mônica Batista da Silva

Resumo

Resumo

 O artigo apresenta o estudo da prática docente vivenciada no estágio supervisionado do curso de Pedagogia da UFPE/CAA, desenvolvido com estudantes do 5º ano de uma instituição pública municipal a partir das obras de Manoel de Barros. Aportamo-nos em Pimenta (2005/ 2006) sobre o estágio, Vásquez (1977) sobre prática docente enquanto práxis, Morais (2015) o saber fazer dos professores e Veiga (2008) a organização da aula. Recorremos a observação de aula e o registro no diário de campo para a produção dos dados. Os resultados apontam para uma experiência diante da prática docente, construímos planejamentos e experimentamos, apreendemos que a docência não se realiza sem uma proposta pedagógica coerente com a realidade escolar; trabalhamos focando a leitura, interpretação e a escrita sob uma perspectiva criativa com os estudantes, quais avançaram na realização das atividades construídas.

Palavras-Chaves: Estágio; Prática; Aula; Criatividade. 

 

Abstract

The article presents the study of the teaching practice experienced in the supervised internship of the Pedagogy course at UFPE / CAA, developed with students of the 5th year of a municipal public institution based on the works of Manoel de Barros. We learn in Pimenta (2005/2006) about the internship, Vásquez (1977) about teaching practice as praxis, Morais (2015) the teachers' know-how and Veiga (2008) the organization of the class. We used class observation and record in the field diary to produce the data. The results point to an experience in the face of teaching practice, we build plans and experiment, we learn that teaching does not take place without a pedagogical proposal coherent with the school reality; we work focusing on reading, interpreting and writing from a creative perspective with students, who have advanced in carrying out the activities built.

keywords: Phase; Practice; Class; Creativity.

 

Biografia do Autor

Marcia Batista da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea da Universidade Federal de Pernambuco- Centro Acadêmico do Agreste. E-mail: marcia19.b@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8316-4884

Maria Joselma do Nascimento Franco

 

Doutora em Educação, pela Universidade de São Paulo. Participante do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Formação em Educação do Campo na UFPE; vice-líder do Grupo de Pesquisa em Ensino, Aprendizagem e Processos Educativos (GPENAPE), pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Desenvolvimento Profissional Docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. E-mail: mariajoselma.franco@ufpe.br Orcid: http://orcid.org/0000-0001-6384-1876

Mônica Batista da Silva

 

Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea da Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste. Email: monicabatista.ufpe@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1273-1359

 

Downloads

Publicado

01/12/2021