O Estágio Supervisionado: encontro com as obras de Manoel de Barros “O menino do Mato e Exercício de Ser Criança”
The Supervised Internship: encounter with the works of Manoel de Barros the boy from the Mato and the Exercise of Being a Child
Resumo
Resumo
O artigo apresenta o estudo da prática docente vivenciada no estágio supervisionado do curso de Pedagogia da UFPE/CAA, desenvolvido com estudantes do 5º ano de uma instituição pública municipal a partir das obras de Manoel de Barros. Aportamo-nos em Pimenta (2005/ 2006) sobre o estágio, Vásquez (1977) sobre prática docente enquanto práxis, Morais (2015) o saber fazer dos professores e Veiga (2008) a organização da aula. Recorremos a observação de aula e o registro no diário de campo para a produção dos dados. Os resultados apontam para uma experiência diante da prática docente, construímos planejamentos e experimentamos, apreendemos que a docência não se realiza sem uma proposta pedagógica coerente com a realidade escolar; trabalhamos focando a leitura, interpretação e a escrita sob uma perspectiva criativa com os estudantes, quais avançaram na realização das atividades construídas.
Palavras-Chaves: Estágio; Prática; Aula; Criatividade.
Abstract
The article presents the study of the teaching practice experienced in the supervised internship of the Pedagogy course at UFPE / CAA, developed with students of the 5th year of a municipal public institution based on the works of Manoel de Barros. We learn in Pimenta (2005/2006) about the internship, Vásquez (1977) about teaching practice as praxis, Morais (2015) the teachers' know-how and Veiga (2008) the organization of the class. We used class observation and record in the field diary to produce the data. The results point to an experience in the face of teaching practice, we build plans and experiment, we learn that teaching does not take place without a pedagogical proposal coherent with the school reality; we work focusing on reading, interpreting and writing from a creative perspective with students, who have advanced in carrying out the activities built.
keywords: Phase; Practice; Class; Creativity.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 214
- pdf downloads: 203