Conselho de classe: sentidos da cultura escolar avaliativa

Teachers' meeting: evaluative school culture and its senses

Autores

Resumo

Resumo  

Este artigo objetivou analisar os sentidos compartilhados de conselho de classe por professores de uma Rede Municipal de Ensino de Pernambuco. Adotamos na pesquisa a Teoria das Representações Sociais que relaciona sentidos e práticas sociais. Selecionamos 20 professores, realizamos entrevistas tratadas pela análise de conteúdo. Nos resultados  distintos significados nas representações sociais de conselho de classe: tomada de decisão demandadas pelos alunos; classificação de resultados de desempenho na representação do aluno ideal; instância avaliativa do ensino e do aprendizado, colaboração e proposições, acompanhamento dos percursos docentes e discente objetivadas na troca de experiências entre pares e ancoragem nos exames em larga escala e avaliação de resultados visando metas previstas.

Palavras-chave: Conselho de classe; Representações sociais; Cultura escolar avaliativa.

 

Abstract

This article aimed to analyze the shared meanings among teachers about teachers’ meetings in a Municipal Education System in Pernambuco We adopted the Theory of Social Representations that relates social meanings and practices. We selected 20 teachers; we conducted interviews treated by content analysis. In the results we present different meanings: decision making demanded by students; classification of results; representation of the ideal student; evaluative instance of teaching and learning, collaboration and propositions, monitoring of teaching and student paths, social representations of teachers’ meeting aimed at exchanging experiences between peers and anchoring in large-scale exams, evaluation and results pursuing predicted goals.

Keywords: Teachers’ meeting; Social representations; Evaluative school culture. 

 

             

Biografia do Autor

Márcia Maria Rodrigues Tabosa Brandão, UFPE

 

Doutoranda em Educação - UFPE. Mestra em Educação - UFPE. Pedagoga no Colégio de Aplicação - UFPE e professora da educação básica pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. E-mail: marcia.brandao@ufpe.br. Orcid: http://orcid.org/0000-0001-8889-8975

Fatima Maria Leite Cruz , UFPE

Psicóloga UFPE (1977), psicóloga educacional (1978 a 2006) redes privada e pública de ensino. Formação Mestrado (1996), Doutorado em Educação (2006) UFPE, Pós-Doutorado, Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro (2017). Professora UFPE (2006), Centro de Educação, Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais. Pesquisadora de processos de ensino, aprendizagem, relações interativas, formação inicial e continuada de professores. Lidera o grupo de pesquisa NUFOPE e integra o LABINT. E-mail: fatimacruz@yahoo.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9620-4424

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Publicado

01/12/2021