Conselho de classe: sentidos da cultura escolar avaliativa

Teachers' meeting: evaluative school culture and its senses

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Resumo

Resumo  

Este artigo objetivou analisar os sentidos compartilhados de conselho de classe por professores de uma Rede Municipal de Ensino de Pernambuco. Adotamos na pesquisa a Teoria das Representações Sociais que relaciona sentidos e práticas sociais. Selecionamos 20 professores, realizamos entrevistas tratadas pela análise de conteúdo. Nos resultados  distintos significados nas representações sociais de conselho de classe: tomada de decisão demandadas pelos alunos; classificação de resultados de desempenho na representação do aluno ideal; instância avaliativa do ensino e do aprendizado, colaboração e proposições, acompanhamento dos percursos docentes e discente objetivadas na troca de experiências entre pares e ancoragem nos exames em larga escala e avaliação de resultados visando metas previstas.

Palavras-chave: Conselho de classe; Representações sociais; Cultura escolar avaliativa.

 

Abstract

This article aimed to analyze the shared meanings among teachers about teachers’ meetings in a Municipal Education System in Pernambuco We adopted the Theory of Social Representations that relates social meanings and practices. We selected 20 teachers; we conducted interviews treated by content analysis. In the results we present different meanings: decision making demanded by students; classification of results; representation of the ideal student; evaluative instance of teaching and learning, collaboration and propositions, monitoring of teaching and student paths, social representations of teachers’ meeting aimed at exchanging experiences between peers and anchoring in large-scale exams, evaluation and results pursuing predicted goals.

Keywords: Teachers’ meeting; Social representations; Evaluative school culture. 

 

             

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Biografia do Autor

Márcia Maria Rodrigues Tabosa Brandão, UFPE

 

Doutoranda em Educação - UFPE. Mestra em Educação - UFPE. Pedagoga no Colégio de Aplicação - UFPE e professora da educação básica pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. E-mail: marcia.brandao@ufpe.br. Orcid: http://orcid.org/0000-0001-8889-8975

Fatima Maria Leite Cruz , UFPE

Psicóloga UFPE (1977), psicóloga educacional (1978 a 2006) redes privada e pública de ensino. Formação Mestrado (1996), Doutorado em Educação (2006) UFPE, Pós-Doutorado, Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro (2017). Professora UFPE (2006), Centro de Educação, Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais. Pesquisadora de processos de ensino, aprendizagem, relações interativas, formação inicial e continuada de professores. Lidera o grupo de pesquisa NUFOPE e integra o LABINT. E-mail: fatimacruz@yahoo.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9620-4424

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Publicado

01/12/2021
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Como Citar

RODRIGUES TABOSA BRANDÃO, M. M.; MARIA LEITE CRUZ , F. Conselho de classe: sentidos da cultura escolar avaliativa : Teachers’ meeting: evaluative school culture and its senses. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4361. Acesso em: 26 abr. 2024.