Conselho de classe: sentidos da cultura escolar avaliativa
Teachers' meeting: evaluative school culture and its senses
Resumo
Resumo
Este artigo objetivou analisar os sentidos compartilhados de conselho de classe por professores de uma Rede Municipal de Ensino de Pernambuco. Adotamos na pesquisa a Teoria das Representações Sociais que relaciona sentidos e práticas sociais. Selecionamos 20 professores, realizamos entrevistas tratadas pela análise de conteúdo. Nos resultados distintos significados nas representações sociais de conselho de classe: tomada de decisão demandadas pelos alunos; classificação de resultados de desempenho na representação do aluno ideal; instância avaliativa do ensino e do aprendizado, colaboração e proposições, acompanhamento dos percursos docentes e discente objetivadas na troca de experiências entre pares e ancoragem nos exames em larga escala e avaliação de resultados visando metas previstas.
Palavras-chave: Conselho de classe; Representações sociais; Cultura escolar avaliativa.
Abstract
This article aimed to analyze the shared meanings among teachers about teachers’ meetings in a Municipal Education System in Pernambuco We adopted the Theory of Social Representations that relates social meanings and practices. We selected 20 teachers; we conducted interviews treated by content analysis. In the results we present different meanings: decision making demanded by students; classification of results; representation of the ideal student; evaluative instance of teaching and learning, collaboration and propositions, monitoring of teaching and student paths, social representations of teachers’ meeting aimed at exchanging experiences between peers and anchoring in large-scale exams, evaluation and results pursuing predicted goals.
Keywords: Teachers’ meeting; Social representations; Evaluative school culture.
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