Aprendizagem Social, Emocional e Ética: por uma formação integral

Social, Emotional, and Ethical Learning: towards to an integral education

Autores

Resumo

Resumo

A resenha tem como objetivo apresentar uma leitura crítico-analítica acerca do livro Aprendizagem Social, Emocional e Ética: educando o coração e a mente, publicado pela Universidade de Emory. Sobre seus pressupostos, trata-se da apresentação de um programa de educação socioemocional, e o material está organizado em duas partes: a primeira, explora evidências científicas e fundamentos teóricos. Enquanto a segunda, pretende detalhar orientações práticas sobre os processos que envolvem a implementação, os formatos e suas propostas avaliativas. Sobre o público e seus achados, a obra não apenas interessa aos pesquisadores do Campo da Educação, como pretende contribuir com os estudos que se voltam para a Formação Humana e outras áreas afins. Além, de todos aqueles que se colocam a favor, em épocas sombrias, de uma existência livre, digna e humanamente possível.

Palavras-chave: Educação socioemocional; Programa; Educação.

 

Abstract

The review aims to show a critical-analytical reading about the book Social, Emotional and Ethical Learning: educating the heart and mind, published by Emory University. The book presents a social and emotional learning program, and the material is organized in two parts: firstly the text explores scientific evidence and theoretical foundations. Secondly, it intends to detail the practical guidelines on the processes that involve the implementation, its formats and their evaluation proposals. The work do not only interests researchers in the field of education, but intends to contribute to studies that focus on Human Formation and other related areas. In addition, interest all those who desire in dark times a free, dignified and humanly existence.

Keywords: Social and emotional learning; program; education.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ezir George Silva

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Professor permanente da Pós-Graduação da UFPE e Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. E-mail: ezo.silva@hotmail.com. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-4289-073X.

Thayanne Lima da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com pós-graduação em Neuropsicologia e Desenho Instrucional. E-mail: thayanne.lima@ufpe.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7159-3577.

 

Downloads

Publicado

01/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 229
  • pdf downloads: 150

Como Citar

GEORGE SILVA, E.; LIMA DA SILVA, T. Aprendizagem Social, Emocional e Ética: por uma formação integral : Social, Emotional, and Ethical Learning: towards to an integral education. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4359. Acesso em: 19 abr. 2024.