As produções acerca do lúdico no currículo do curso de pedagogia expressas no banco de dados da capes no período de 2010 a 2019

Producciones sobre el jugador en el currículo del curso de pedagogía expresadas en los datos bancarios de capes en el período 2010 a 2019the

Autores

  • Marinalva Veras Medeiros marinalvamedeiros@cesc.uema.br
    Universidade Federal do Pará
  • Waldir Ferreira de Abreu awaldir@ufpa.br
    Universidade Federal do Pará https://orcid.org/0000-0002-0245-9072

Resumo

Resumo

Este artigo é o recorte de uma pesquisa de Doutorado, em andamento, que tematiza o lúdico no Currículo do Curso de Pedagogia do campus de Caxias da Universidade Estadual do Maranhão e suas implicações na formação do professor de educação infantil. Está vinculada à linha de pesquisa “Formação de Professores, Trabalho Docente, Teorias e Práticas Educacionais” do PPGED/ICED/UFPA. Tem como objetivo apresentar o estado do conhecimento de pesquisas publicadas no banco de dados da CAPES no período de 2010 a 2019 que tratam da importância da ludicidade para a formação inicial do professor de educação infantil. Nesse mapeamento, foram encontrados dezesseis trabalhos, entre eles, dez dissertações e seis teses.  Os resultados apontam que as produções sobre esta temática ainda são bastante reduzidas, confirmando a necessidade de novas pesquisas.

Palavras-chave: Ludicidade; Formação inicial; Curso de Pedagogia. 

 

Resumen

Este artículo es un extracto de una investigación doctoral en curso que se centra en lo lúdico en el Currículo del Curso de Pedagogía del campus Caxias de la Universidad Estatal de Maranhão y sus implicaciones para la formación de profesores de educación infantil. Está vinculado a la línea de investigación “Docente Formación, Docencia, Teorías y Prácticas Educativas ”de PPGED / ICED / UFPA. Tiene como objetivo dar a conocer el estado del conocimiento de las investigaciones publicadas en la base de datos CAPES en el período de 2010 a 2019 que abordan la importancia de la alegría para la formación inicial del docente de educación infantil. En este mapeo se encontraron dieciséis trabajos, entre ellos diez disertaciones y seis tesis. Los resultados muestran que las producciones sobre este tema aún son bastante reducidas, lo que confirma la necesidad de más investigación.

Keywords: alegría; Formación inicial; Curso de pedagogia

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marinalva Veras Medeiros, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Educação – (PPGED/ICED/UFPA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia – GEPEIF/UFPA/CNPq. Professora Assistente da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA.  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7732-7293. -mail: marinalvamedeiros@cesc.uema.br.

Waldir Ferreira de Abreu, Universidade Federal do Pará

Pós-doutor em Ciências da Educação – UC/Brasil-Espanha. Doutor em Ciências Humanas e Educação – PUC/Rio. UFPA. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará – PPGED/ICED/UFPA. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia – GEPEIF/UFPA/CNPq. E-mail: awaldir@ufpa.br. ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-0245-9072.

Downloads

Publicado

01/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 118
  • pdf downloads: 240

Como Citar

VERAS MEDEIROS, M.; FERREIRA DE ABREU, W. . As produções acerca do lúdico no currículo do curso de pedagogia expressas no banco de dados da capes no período de 2010 a 2019: Producciones sobre el jugador en el currículo del curso de pedagogía expresadas en los datos bancarios de capes en el período 2010 a 2019the . Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4350. Acesso em: 24 abr. 2024.