Formação docente e infâncias: construindo uma práxis antirracista nos desenhos da formação inicial e continuada
Teacher education and childhood: building an anti-racist praxis in the designs of initial and continuing education
Resumo
Este artigo objetiva relatar a importância da extensão universitária para a formação continuada de professores da educação infantil, no ensino das relações étnico-raciais para crianças, pela via de uma abordagem pedagógica inovadora. Metodologicamente, a pesquisa foi fundamentada na Cartografia Social que pressupõe o trabalho a partir das Ciências Humanas e Sociais, sendo mais do que um retrato ou desenho do mapeamento de territórios. Nesse sentido, potencializamos a construção do livreto pedagógico “Abayomi: Encontro Precioso”, como um livro com desenhos e história simples que pode mover, no campo pedagógico e epistemológico, a narrativa da pedagogia antirracista, movida no campo da ancestralidade. Partindo desse recurso didático, inúmeras práxis decoloniais poderão surgir para novas construções e ações pedagógicas, enaltecendo a temática das relações étnico-raciais.
Palavras-chave: Formação de professores; Infância; Relações Étnico-raciais.
Abstract
This article aims to report the importance of university extension for the continuing education of teachers of early childhood education, in the teaching of ethnic-racial relations for children, through an innovative pedagogical approach. Methodologically, the research was based on Social Cartography, which presupposes the work, starting from the connotations of the Human and Social Sciences; it is more than a portrait or a drawing of the mapping of territories. In this sense, we strengthen the construction of the pedagogical booklet “Abayomi: Encontro Precioso”, as a book with simple drawings and history that can move, in the pedagogical and epistemological field, the narrative of antiracist pedagogy, moved in the field of ancestry. Based on this didactic resource, numerous decolonial praxis may arise for new constructions and pedagogical actions, highlighting the theme of ethnic-racial relations.
Keywords: Teacher Training; Childhood; Ethnic-Racial Relations.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 392
- pdf downloads: 234