Formação docente e infâncias: construindo uma práxis antirracista nos desenhos da formação inicial e continuada

Teacher education and childhood: building an anti-racist praxis in the designs of initial and continuing education

Autores

Resumo

Este artigo objetiva relatar a importância da extensão universitária para a formação continuada de professores da educação infantil, no ensino das relações étnico-raciais para crianças, pela via de uma abordagem pedagógica inovadora. Metodologicamente, a pesquisa foi fundamentada na Cartografia Social que pressupõe o trabalho a partir das Ciências Humanas e Sociais, sendo mais do que um retrato ou desenho do mapeamento de territórios. Nesse sentido, potencializamos a construção do livreto pedagógico “Abayomi: Encontro Precioso”, como um livro com desenhos e história simples que pode mover, no campo pedagógico e epistemológico, a narrativa da pedagogia antirracista, movida no campo da ancestralidade. Partindo desse recurso didático, inúmeras práxis decoloniais poderão surgir para novas construções e ações pedagógicas, enaltecendo a temática das relações étnico-raciais.

Palavras-chave: Formação de professores; Infância; Relações Étnico-raciais. 

 

Abstract

This article aims to report the importance of university extension for the continuing education of teachers of early childhood education, in the teaching of ethnic-racial relations for children, through an innovative pedagogical approach. Methodologically, the research was based on Social Cartography, which presupposes the work, starting from the connotations of the Human and Social Sciences; it is more than a portrait or a drawing of the mapping of territories. In this sense, we strengthen the construction of the pedagogical booklet “Abayomi: Encontro Precioso”, as a book with simple drawings and history that can move, in the pedagogical and epistemological field, the narrative of antiracist pedagogy, moved in the field of ancestry. Based on this didactic resource, numerous decolonial praxis may arise for new constructions and pedagogical actions, highlighting the theme of ethnic-racial relations.

Keywords: Teacher Training; Childhood; Ethnic-Racial Relations.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geisa Hupp Fernandes Lacerda, Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC - Campus Serra)

Mestra em Ciências sociais da Religião (PPCR- Unida). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Vitória (FAVI). Atualmente docente no Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc), no curso de licenciatura plena de Pedagogia. Participante pesquisadora do Grupo de Pesquisa Religião, Gênero, Violência: Direitos Humanos (CNpq). E-mail: ge.lacerda@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8619-6144

Rayner Raulino Silva, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC/Serra

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); Professor do Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc), Campus Serra. Membro do grupo de pesquisa: Políticas, Gestão e Inclusão Escolar: contextos e processos sociais (CNPq). E-mail: raynerraulino@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9023-5596

Claudete Beise Ulrich, Faculdade Unida de Vitória

Mestra (2002) e Doutora em Teologia (2006) pela Faculdades EST, Pós-doutorado em História pela UFSC (2008) e Pós-doutorado pela UFES (2019). Graduada em Pedagogia pela UDESC (2005) em Teologia pela Faculdades EST (1987). Professora na Faculdade Unida de Vitória na graduação e na Pós-Graduação]. Coordenadora da Licenciatura em Ciências das Religiões. Coordenadora do grupo de Pesquisa Religião, Gênero, Violências: Direitos Humanos. E-mail: claudete@fuv.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9830-3768

Downloads

Publicado

01/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 279
  • pdf downloads: 185

Como Citar

LACERDA, G. H. F. .; SILVA, R. R.; ULRICH, C. B. . Formação docente e infâncias: construindo uma práxis antirracista nos desenhos da formação inicial e continuada: Teacher education and childhood: building an anti-racist praxis in the designs of initial and continuing education. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4334. Acesso em: 29 mar. 2024.