Práticas educativas do processo de escolarização na cadeia feminina de Cajazeiras-PB ante às contribuições pedagógicas freireanas da educação para liberdade

Prácticas educativas del proceso escolar en la prisión femenina de Cajazeiras-PB (Brasil) a partir de las contribuciones pedagógicas freireanas de la educación a la libertad

Autores

Resumo

Este artigo propõe-se a refletir acerca do conceito de liberdade no que se refere às questões pedagógicas para mulheres encarceradas ante elementos da política educativa para o sistema prisional no Estado da Paraíba. E o faz referencializado em Paulo Freire, sobretudo no que tange ao fundamento de educar para a liberdade. Destaca os pressupostos de educação no cárcere como parte do processo de formação humana e que são caros para a referencialização de políticas de educação prisional. A produção incorre a partir das condições precárias que o ambiente adverso da prisão representa para as práticas educativas de mulheres privadas de liberdade, com o propósito de fomentar reflexões político-pedagógicas para a desafiante implementação do ensino no cárcere. A produção está ancorada na perspectiva freireana de matrizes político-pedagógicas dialógico-humanizadoras e, desse lugar, se dirige às práticas educativas do sistema prisional paraibano para mulheres.

Palavras-chave: Educação. Prisão.  Práticas pedagógicas. Liberdade.

 

Resumen

Este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre el concepto de libertad en cuanto a cuestiones pedagógicas para las mujeres encarceladas a partir de elementos de la política educativa para el sistema penitenciario del Estado de Paraíba (Brazil). Lo hace teniendo como referencia Paulo Freire, especialmente en lo que se refiere al fundamento de educar para la libertad. El texto destaca las conjeturas de la educación en la prisión como parte del proceso de formación humana, conjeturas estas que hacen referencia a las políticas educativas carcelarias. La producción parte de las precarias condiciones que el adverso ambiente carcelario representa para las prácticas educativas de las mujeres privadas de libertad, con el propósito de propiciar reflexiones político-pedagógicas para la desafiante implementación de la enseñanza en prisión. La producción se ancla en la perspectiva freireana de matrices político-pedagógicas dialógico-humanizadoras y, desde este lugar, se dirige a las prácticas educativas del sistema penitenciario de mujeres de Paraíba.

Palabras clave: Educación. Prisión. Prácticas pedagógicas. Libertad.

 

Biografia do Autor

Miryan Aparecida Nascimento de Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

 

Pedagoga – UFCG. Mestranda da UFPB. E-mail: miryan.13@hotmail.com –

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5552-6101.

Wiama de Jesus Freitas Lopes, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Pedagogo. Mestre em Educação - UFPA. Doutor em Educação - UFSCar. Docente da Unidade Acadêmica de Educação, do Centro de Formação de Professores da UFCG. Rua Teófanes Maria, 50 - Alto da Candelária - São Vicente RN. 59340-000. Email: wiama.jesus@ufcg.edu.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1787-3636.

 

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Publicado

30/07/2021

Edição

Seção

Artigos