Ludicidade e desenvolvimento infantil: concepções de professoras da educação infantil

Playfulness and child development: conceptions of early childhood teachers

Autores

Resumo

A problemática desta pesquisa perpassa a compreensão sobre intencionalidade do professor da Educação Infantil quando aborda o lúdico em suas práticas pedagógicas e sob quais pressupostos teórico-metodológicos. O objetivo geral do estudo é o de identificar e analisar a intencionalidade docente em práticas pedagógicas que tenham por objetivo a ludicidade para o desenvolvimento infantil. O referencial teórico está representado, especialmente, pela perspectiva histórico-cultural. A pesquisa teve abordagem qualitativa, com delineamento descritivo-explicativo. Participaram do estudo quatro professoras da educação infantil de uma escola pública de um município do interior do Paraná. Os dados apontam que as professoras participantes possuem uma compreensão acerca da ludicidade em relação ao desenvolvimento infantil, ao passo que também apresentam o lúdico de forma pedagogizante.

Palavras-chave: Ludicidade; Prática Pedagógica; Desenvolvimento Infantil.

 

Abstract

The problematic of this research permeates the understanding of the intentionality of the Kindergarten teacher when addressing the playful in their pedagogical practices and under which theoretical-methodological assumptions. The general objective of the study is to identify and analyze a teaching intention in pedagogical practices that aim at playfulness for child development. The theoretical framework is represented, especially, by the historical-cultural perspective. The research had a qualitative approach, with a descriptive-explanatory design. Four teachers of early childhood education from a public school in a municipality in the interior of Paraná participated in the study. The data indicate that the participating teachers have an understanding of playfulness in relation to child development, while also presenting playfulness in a pedagogical way.

Keywords: Playfulness; Pedagogical Practice; Child development.

 

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Biografia do Autor

Analígia Miranda da Silva, UENP/CJ

Pedagoga pela UNESP/IBILCE, mestre em educação e doutora em Educação pela UNESP/FCT. Professora colaboradora na UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/CJ). Integrante do grupo de pesquisa GEPE (UENP). E-mail: analigiamiranda@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3232-323X.

Ana Gabriele Garcia

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP/CCHE / Campus de Jacarezinho. Contato: garcia.anag5@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3194-770X

Natália Gandra Lobo de Carvalho

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP/CCHE / Campus de Jacarezinho. E-mail: natygandra27@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3046-993X.

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Publicado

28/07/2021
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Como Citar

MIRANDA DA SILVA, A.; GABRIELE GARCIA, A. .; GANDRA LOBO DE CARVALHO, N. . Ludicidade e desenvolvimento infantil: concepções de professoras da educação infantil: Playfulness and child development: conceptions of early childhood teachers. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 32, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4290. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos