Ensino de Zoologia no Ensino Fundamental: sequência didática com uso de tecnologias digitais e mapas conceituais
Teaching of Zoology in Elementary School: didactic sequence using digital technologies and concept maps
Resumo
Resumo
As tecnologias digitais podem favorecer a realização de atividades pedagógicas que contribuam na melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Este artigo tem como objetivo apresentar a análise da aplicação de uma sequência didática no ensino de Zoologia, relacionado ao Filo Mollusca, com apoio de tecnologias digitais. A intervenção ocorreu no segundo bimestre de 2019 com 14 estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Campos dos Goytacazes/RJ. A pesquisa teve natureza qualitativa e os dados foram coletados por meio de questionário e de mapas conceituais, do tipo a preencher (fill-in), elaborados pelos estudantes. Os resultados apontaram que os recursos e técnicas utilizados permitiram identificar indícios de aprendizagem significativa do conteúdo abordado e podem ser adotados no estudo de ciências no ensino fundamental.
Palavras-chave: Ensino do filo dos moluscos; Mapa conceitual; Tecnologias digitais;
Abstract
Digital Technologies can favor the accomplishment of pedagogical activities which contribute to the improvement of the teaching and learning process. This article aims to present the analysis of the application of a didactic sequence in the teaching of Zoology, specifically the mollusc phylum, with the use of digital technologies. The intervention took place in the second bimester of 2019, involving 14 students from the 7th year of Eelementary School at a municipal school in Campos dos Goytacazes.The research was qualitative and the data were collected throughquestionnaire and concept maps, of the type to be filled out, produced by the students. The results indicated that the resources and techniques used allowed to identify signs of meaningful learning of the approached content and can be adopted in the study of Sciences in Elementary School.
Keywords: Concept Map; Digital Technologies; Mollusk Phylum Teaching;
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 661
- pdf downloads: 421