Ensino de Zoologia no Ensino Fundamental: sequência didática com uso de tecnologias digitais e mapas conceituais

Teaching of Zoology in Elementary School: didactic sequence using digital technologies and concept maps

Autores

Resumo

Resumo

As tecnologias digitais podem favorecer a realização de atividades pedagógicas que contribuam na melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Este artigo tem como objetivo apresentar a análise da aplicação de uma sequência didática no ensino de Zoologia, relacionado ao Filo Mollusca, com apoio de tecnologias digitais. A intervenção ocorreu no segundo bimestre de 2019 com 14 estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Campos dos Goytacazes/RJ. A pesquisa teve natureza qualitativa e os dados foram coletados por meio de questionário e de mapas conceituais, do tipo a preencher (fill-in), elaborados pelos estudantes. Os resultados apontaram que os recursos e técnicas utilizados permitiram identificar indícios de aprendizagem significativa do conteúdo abordado e podem ser adotados no estudo de ciências no ensino fundamental.

Palavras-chave: Ensino do filo dos moluscos; Mapa conceitual; Tecnologias digitais;

 

Abstract

Digital Technologies can favor the accomplishment of pedagogical activities which contribute to the improvement of the teaching and learning process. This article aims to present the analysis of the application of a didactic sequence in the teaching of Zoology, specifically the mollusc phylum, with the use of digital technologies. The intervention took place in the second bimester of 2019, involving 14 students from the 7th year of Eelementary School at a municipal school in Campos dos Goytacazes.The research was qualitative and the data were collected throughquestionnaire and concept maps, of the type to be filled out, produced by the students. The results indicated that the resources and techniques used allowed to identify signs of meaningful learning of the approached content and can be adopted in the study of Sciences in Elementary School.

Keywords: Concept Map; Digital Technologies; Mollusk Phylum Teaching;

 

Biografia do Autor

Tatiana Ribeiro Fernandes, Instituto Federal Fluminense Campus Centro

Mestre em Ensino e suas Tecnologias pelo Instituto Federal Fluminense. Licenciada em Biologia com Habilitação em Ciências pela UNIVERSO (2001); Pós-graduada em Educação Ambiental. Professora de Ciências Naturais na rede municipal de Ensino de Campos dos Goytacazes e Professora do Curso de Análises Clínicas na Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC). Tem experiência na área de Ciências Naturais e Biologia Geral.

E-mail : tatianarfernandes73@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0003-05945145

 

Adelson Siqueira Carvalho, Instituto Federal Fluminense Campus Centro Campos dos Goytacazes

Graduado no Curso Superior de Tecnologia em Automoção Industrial pelo Instituto Federal Fluminense (2004), Mestre em Engenharia de Produção, com ênfase em Pesquisa Operacional pela UENF(2008). Doutor em Informática na Educação pela UFRGS (2011). Professor do Instituto Federal Fluminense no Curso de Engenharia e Professor do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET) do IFFluminense e do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), tem como temas de interesse, pesquisas na área de Informática na Educação.

E-mail: acarval@iff.edu.br      Orcid: http://orcid.org/0000-0003-0641-1903

Sílvia Cristina Freitas Batista, Instituto Federal Fluminense Campus Centro Campos dos Goytacazes

D

Doutora em Informática na Educação pela UFRGS (2011), mestre em Ciências de Engenharia (Área de Concentração: Engenharia de Produção) pela UENF (2004) e licenciada em Ciências - com Habilitação em Matemática - pela FAFIC (1987). Professora do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET), do IFFluminense, e coordenadora do projeto de pesquisa Aprendizagem com Dispositivos Móveis.

E-mail: silviac@iff.edu.br    Orcid: http://orcid.org/0000-0003-4692-9408

Downloads

Publicado

01/12/2021