O sujeito-professor no Magistério Superior: considerações sobre revisão de literatura

The subject-professor in Higher Education: considerations on literature review

Autores

Resumo

Este artigo apresenta resultados obtidos a partir de uma pesquisa da bibliografia feita sobre estudos relacionados à Identidade Docente e à Formação de Professores de Magistério Superior. O objetivo foi realizar uma revisão de literatura e analisar o desenvolvimento da produção acadêmica citada, a fim de contribuir e incrementar debates sobre o que vem sendo produzido e disseminado. Para o levantamento desses dados, foram feitas buscas de artigos acadêmicos em plataformas de pesquisa, utilizando as expressões Formação de Professores, Identidade Docente, Formação Inicial, Formação Continuada, Profissionalidade Docente e Profissionalização Docente. Utilizamos uma abordagem descritiva para analisar as temáticas estudadas. Os resultados apresentam uma pequena quantidade de artigos acadêmicos sob esse prisma, indicando um campo vasto a ser explorado.

Palavras-chave: Formação de Professores; Magistério de Ensino Superior; Revisão de Literatura.

 

Abstract

This article presents results obtained from a search of the bibliography made on studies related to Teaching Identity and the Formation of Higher Education Professors. The objective was to carry out a literature review and analyze the development of the aforementioned academic production, in order to contribute and increase debates on what has been produced and disseminated. For the collection of these data, searches for academic articles were made on research platforms, using the terms Teacher Training, Teacher Identity, Initial Training, Continuing Education, Teacher Professionality and Teacher Professionalization. We use a descriptive approach to analyze the themes studied. The results show a small amount of academic articles in this light, indicating a vast field to be explored.

Keywords: Teacher Training; Higher Education Teaching; Literature Review.

Biografia do Autor

Márcia de Oliveira Lupia, Universidade Federal do ABC

Doutoranda em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC (2019), Mestre em Linguística pela Universidade Cruzeiro do Sul (2017) e Licenciada em Letras - Português/Inglês pelo Centro Universitário Assunção de SP (2002). Atualmente, está vinculada ao quadro de servidores da Universidade Federal do ABC.  Faz parte do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação com Arte (GIPECA). É escritora e membro da Academia Contemporânea de Letras (ACL). E-mail: marcia.lupia@ufabc.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7205-7290.

Maria Candida Varone de Morais Capecchi, Universidade Federal do ABC

Bacharel e licenciada em Física pela Universidade de São Paulo (1994/1997). Doutora em Ensino de Ciências (Doutorado Direto) pela Universidade de São Paulo (2004), com estágio doutoral na Universidade de Leeds, Inglaterra. Professora associada da Universidade Federal do ABC. Coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação com Arte (GIPECA). E-mail: maria.capecchi@ufabc.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2614-7206.

Downloads

Publicado

01/12/2021