Pobreza, desigualdade e educação: uma análise na perspectiva socioeconômica, étnico-racial e territorial

Poverty, inequality and education: an analysis from a socioeconomic, ethnic-racial and territorial perspective

Autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo tecer uma análise teórico-crítica acerca do contexto político, social e educacional brasileiro no que diz respeito aos marcadores sociais como pobreza, desigualdade e educação, com especial atenção a população negra nas regiões norte e nordeste. Trata-se de um ensaio interessado na problematização do conceito de pobreza na sociedade brasileira. Como resultado, o estudo aponta que a dimensão da pobreza e da desigualdade no Brasil precisa ser estudada em sua complexidade, ampliando a discussão apenas em termos de percentuais baseados apenas em marcadores econômicos, uma vez que se mostra evidente estudar o núcleo das desigualdades socioeconômicas, étnico-raciais, regionais e educacionais, assim como a necessidade de políticas afirmativas, para propor o alivio das desigualdades materiais e simbólicas que atingem perversamente a população brasileira.

Palavras-chave: Pobreza; População negra; Desigualdades social, educacional e regional.

 

Abstract

This article aims to provide a theoretical-critical analysis of the Brazilian political, social and educational context with regard to social markers such as poverty, inequality and education, with special attention to the black population in the north and northeast regions. This is an essay interested in problematizing the concept of poverty in Brazilian society. As a result, the study points out that the dimension of poverty and inequality in Brazil needs to be studied in its complexity, expanding the discussion only in terms of percentages based only on economic markers, since it is evident to study the core of socioeconomic like inequalities ethnic-racial, regional and educational, as well as the need for affirmative policies, to propose the alleviation of material and symbolic inequalities that perversely affect the Brazilian population.

Keywords: Poverty; Black population; Social, educational and regional inequalities.

             

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jurandir de Almeida Araújo, Universidade Federal da Bahia - UFBA

 

Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Membro do Grupo de pesquisa Política e Gestão da Educação, do grupo de pesquisa Educação (PPGE/UFBA), Desigualdade e Diversidade (PPGEduC/UNEB), do Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital (LTI Digital/UFBA) e da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) pela Justiça Social (Abrapps). Bolsista CAPES. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2688-4858 E-mail: juran-araujo@hotmail.com

 

Marta Lícia Teles Brito de Jesus , Universidade Federal da Bahia - UFBA

Pedagoga, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação UFBA. Membro do Grupo de pesquisa Política e Gestão da Educação, do grupo de pesquisa Educação (PPGE/UFBA). Tutora do Programa de Educação Tutorial - PET. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1777-4734 E-mail: marta.licia@ufba.br

Gilvanice Barbosa da Silva Musial, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1990), mestrado em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011) com realização de Estágio de Doutorado - Sanduíche - na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris, França. Foi professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (1997-2015). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação, Departamento de Educação I, da Universidade Federal da Bahia e integra o PPGE/UFBA da linha de Política e Gestão da Educação e o MPED/UFBA. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0597-8150 E-mail: gilvanice.musial@ufba.br

Downloads

Publicado

01/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 524
  • pdf downloads: 481

Como Citar

DE ALMEIDA ARAÚJO, J.; TELES BRITO DE JESUS , M. L. .; BARBOSA DA SILVA MUSIAL, G. . Pobreza, desigualdade e educação: uma análise na perspectiva socioeconômica, étnico-racial e territorial: Poverty, inequality and education: an analysis from a socioeconomic, ethnic-racial and territorial perspective. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4268. Acesso em: 26 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)